Um dos maiores sustos que uma pessoa pode levar é se deparar com a cobrança de um empréstimo que simplesmente não fizeram. Essa é uma situação realmente delicada, contudo é uma situação cada vez mais comum de acontecer.

No entanto, pedimos para que você tenha calma, pois, explicaremos exatamente o que você deve fazer e como fazer para evitar qualquer tipo de prejuízo e garantir todos os seus direitos.

Fizeram empréstimo fraudulento no meu nome e agora?

Antes de mais nada, o primeiro passo a se fazer é se dirigir a delegacia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência. Vale lembrar que atualmente é possível fazer o BO online através do site da delegacia do seu Estado.

Em seguida você deverá se dirigir à agência bancária para buscar mais informações e também pedir o extrato bancário analítico de sua conta.

Através do extrato será possível identificar todas as movimentações financeiras realizadas em sua conta bancária por um determinado período de tempo ao qual você pode escolher.

Com o extrato em mãos também será possível que você identifique se a instituição bancária chegou a transferir algum valor indevido na sua conta, mesmo sem ter solicitado.

Outra questão importante é que ainda na agência bancária você venha a solicitar uma cópia do contrato de empréstimo fraudulento, onde, em alguns casos, é possível identificar logo de cara uma assinatura falsa, ou documentos diferentes dos seus.

Assim, caso se identifique irregularidades logo com essas informações, você já poderá contestar o contrato de empréstimo ali mesmo na agência bancária, através de um procedimento de contestação interno da instituição.

Caso o banco se negue a aceitar a contestação, sob qualquer alegação, será necessário buscar apoio através de via Judicial.

Banco não pode emprestar dinheiro sem solicitação do titular da conta

Sob hipótese alguma, o banco pode emprestar dinheiro sem a devida autorização do titular da conta no banco. É preciso ter em mente que o banco é apenas um prestador de serviço.

Dessa forma, como cliente e consumidor, o dever da instituição bancária é fornecer e prestar um serviço ao guardar o dinheiro dos cidadãos seguramente.

Logo, podemos dizer que o banco que desconta dinheiro da conta de um cidadão por decorrência de um empréstimo não realizado, está cometendo uma falta com a prestação de seu serviço.

Nesse sentido, o código de defesa do consumidor impede que qualquer banco forneça qualquer tipo de serviço sem que seja solicitado ou adquirido previamente pelo cliente.

Principalmente porque as pessoas guardam dinheiro no banco, justamente para se sentirem seguros, onde, quando o banco não fornece a devida segurança, está claramente falhando com o seu serviço, cabendo o cliente a buscar os seus direitos na Justiça.

O post Fizeram empréstimo indevidamente no meu nome, o que fazer? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui