Detran defini o valor para adesão da Placa Mercosul. O Detran – SP (Departamento de Estadual de Trânsito de São Paulo) fez uma recomendação para o preço das placas Mercosul, que terá num máximo valor de R$ 138,24 para carro, ônibus e caminhão, já para as motos o valor será de R$ 114,86 (mesmo valor cobrado atualmente pelas placas cinzas). Sendo que, o preço poderá variar de acordo com a empresa que o motorista contratar para fazer o novo emplacamento.

No dia 31 de maio, o sistema Mercosul passa a ser obrigatório em todo o território nacional. Depois de seis adiamentos, só agora o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu a data para que entre em vigor o sistema Mercosul.

No Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia e Rio de Janeiro, os carros já estão emplacados no Sistema Marcosul, em São Paulo só passará a valer quando terminar a data limite.

Detran tem até o final do ano para adotar placas Mercosul

O proprietário de carro só vai aderir ao modelo Mercosul no primeiro emplacamento ou troca de município de registro do veículo. Também em caso de furto ou dano que dificulte a leitura da placa, nesse caso o motorista terá que trocar a placa.

Outra decisão é que se os condutores não estiverem enquadrados nas obrigatoriedades, mesmo assim, vão poder fazer a mudança por opção.

Havia o medo de que com a mudança, o emplacamento se tornasse muito caro. Porém, em São Paulo, o Detran afirma ter feito pesquisa de preço para a implantação e só depois estipulado os novos valores (tendo uma coincidência com os valores praticados).

Em nota, a autarquia afirma: “A empresa credenciada poderá definir o valor das placas, porém eventuais abusos poderão ser comunicados ao Procon”.

Em São Paulo, existe apenas um fornecedor credenciado para fazer o emplacamento do padrão Mercosul. A empresa fica localizada na Praça Rolim de Moura, na zona leste da capital, conforme informou o Detran.

Mas, no Estado existem outras sete. Elas estão em cidades de Avaré, Itupeva, Marília, Araçatuba, Arujá, Presidente Prudente e Santana do Parnaíba.

Para o Detran, o credenciamento de outras empresas vai continuar depois do dia 31 de maio.

dpvat

Primeiro emplacamento

Será necessário que o motorista leve para o primeiro emplacamento a nota fiscal e demais documentos a uma unidade do Detran para realizar o registro do veículo.

“Com o CRV em mãos, a pessoa procura uma das empresas estampadoras credenciadas, conforme resolução 780/2019 do Contran( Conselho Nacional de Trânsito)”, de acordo com a autarquia. “O pagamento da placa é feito diretamente para a empresa estampadora escolhida pelo cidadão.”

O Contran informa que, a nova placa contém itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação. Nela, existe uma sequencia de quatro letras e três algarismos, sendo que o modelo permite mais de 450 milhões de combinações. Se levarmos em conta o padrão de crescimento da frota de veículos no país, será possível que a nova combinação valha por mais de cem anos.

O post Foi definido o valor de adesão Placa Mercosul apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui