Por Poliana Nunes
Comunicação CFC

Começou hoje (14) o Fórum Nacional de Auditoria e Perícia Contábil, destinado a estudantes e profissionais da contabilidade de todo o país. A cerimônia de abertura, realizada no Teatro Poupex, em Brasília, contou com a participação do vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Carlos Henrique do Nascimento, representando a autarquia em nome do presidente Aécio Dantas.

O evento é promovido pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com o apoio do CFC, do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), do Instituto Peritos e Contadores do DF (Inpecon) e da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam). Tem como objetivo promover discussões acerca das alterações normativas, dos critérios e das oportunidades relacionadas às áreas da contabilidade nas especialidades de auditoria e perícia contábil.

Com o tema Diálogos com a Justiça e o Mercado: Ética, Tecnologia e Sustentabilidade, o evento reúne especialistas, magistrados e professores renomados, proporcionando um espaço de aprendizado e reflexão sobre os temas essenciais para a atuação profissional. São mais de 32 palestrantes, painelistas e moderadores que discutirão assuntos como: inteligência artificial, LGPD, empresarial e contencioso tributário.

“Fóruns como este cumprem papel essencial, aproximam os saberes, fortalecem redes, reafirmam valores que sustentam a identidade da nossa profissão. Qualificação, valorização e reconhecimento são três pilares que devem guiar cada passo da nossa atuação”, disse o vice-presidente do CFC durante a cerimônia de abertura do evento.

Carlos Henrique do Nascimento lembrou, ainda, que ser auditor ou perito contábil não é apenas exercer uma função técnica. “É assumir o papel social, é proteger o interesse público, é representar com isenção e rigor o compromisso da contabilidade com a transparência” e, por isso, o registro profissional deve ser enxergado como um símbolo de legitimidade. “Ele é o selo que atesta que aquele profissional está apto, habilitado e comprometido com os preceitos que regem a classe”.

Durante sua fala, o contador também lembrou de dois grandes eventos a serem realizados em 2025: o 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que ocorrerá nos dias 24 a 26 de setembro, em Natal, e o Encontro Nacional de Contabilidade Pública, nos dias 18 e 19 de novembro, em Aracaju. Esses eventos reforçam o compromisso da categoria em manter a capacitação por meio da educação continuada.

“O futuro da auditoria e da perícia será construído por quem se dispõe a evoluir, a agir com integridade e a defender a profissão com firmeza e ética profissional. O CFC está ao lado dos profissionais da contabilidade, ao lado da Fundação Brasileira de Contabilidade, ao lado de todos que trabalham com seriedade, competência e compromisso com o interesse público”, finalizou Carlos Henrique do Nascimento.

O Fórum Nacional de Auditoria e Perícia Contábil seguirá com atividades até amanhã (15), no auditório do Teatro Poupex, em Brasília.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui