Uma Fraude é um crime, e mesmo dentro uma empresa esse crime pode acontecer e acabar prejudicando o empreendimento. Você sabe o que uma fraude contábil? Iremos te informar!
A contabilidade é alma de uma empresa, ela está presente desde abertura de um empreendimento até o momento em que ela fechar as portas. A parte contábil de uma empresa é o que ajudará ela a se manter funcionando e a prosperar.
Visto a importância da contabilidade, podemos dizer que uma Fraude Contábil pode prejudicar muito o seu empreendimento.
Hoje iremos te ensinar o que é uma fraude contábil e como você pode identificar essa ação criminosa dentro de uma empresa.
O que é uma fraude contábil?
Uma fraude contábil é uma ação criminosa e pode ser caracterizada quando uma empresa cria estratégias para manipular dados contábeis de uma empresa de forma intencional.
Podem ser classificadas como fraudes contábeis a alteração de documentos, erros de cálculos cometidos intencionalmente com objetivo de encobrir algo, informações omitidas, utilização de notas frias, além de diversas outras ações deste tipo.
Destacamos que, alguns erros mesmo que não sejam intencionais podem acabar sendo interpretados como uma fraude contábil, se acontecer algumas das situações que citamos acima.
Qual a finalidade de uma fraude contábil
Logicamente, as empresas que cometem uma fraude contábil tem alguma intenção e são beneficiadas de alguma forma, vamos te apresentar os motivos de algumas empresas realizarem essa prática criminosa.
As empresas cometem uma fraude contábil para se beneficiar de alguma maneira, mesmo de forma ilícita, os benefícios incluem:
- Beneficiar terceiros;
- Redução da carga tributária;
- Camuflagem de ganhos para investidores.
Além desses benefícios, uma fraude contábil pode ter outras intenções, mas de qualquer forma, essa prática sempre será criminosa e a empresa que praticar essa ação poderá sofrer as punições previstas na lei. Afinal, uma fraude é um crime como qualquer outro.
Como evitar uma fraude contábil
As empresas devem estar preparadas para evitar que essa prática criminosa aconteça dentro delas, um crime desse tipo pode gerar penas judiciais para uma empresa e destruir a imagem dela para sempre.
Para evitar que uma fraude contábil aconteça dentro da sua empresa, a realização de auditorias e consultorias frequentemente são as melhores maneiras de evitar a prática desse crime dentro de uma instituição.
Auditorias e consultorias são ferramentas que vão ajudar a identificar e evitar erros, para que eles não se tornem fraudes contábeis. Ou seja, identificar, corrigir e evitar problemas para sua empresa, é isso que as auditorias e consultorias vão fazer.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas
semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber
no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de
empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim,
TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil
Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um
verdadeiro profissional contábil.
O post Fraude contábil: Entenda o que é e como identificar apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui