Frota própria ou terceirizada? Veja qual o melhor para sua empresa

Frota própria ou terceirizada? Esse é um questionamento frequente na gestão de processos e frotas de uma empresa. Muitos gestores podem acabar com dúvidas sobre qual a melhor estratégia para escolher e investir uma grande quantia de dinheiro.

Enquanto ter uma frota própria pode oferecer maior controle e autonomia sobre os veículos e as entregas, a terceirização acaba sendo mais econômica. Para exemplificar e demonstrar todos os aspectos das duas modalidades, preparamos um comparativo para não haver mais dúvidas. Confira:

Leia também: Lei institui programa de renovação da frota de caminhões e altera Código de Trânsito

Frota própria

A frota própria é o modelo mais tradicional de gestão de frotas. A modalidade é centralizada e sua gestão acontece dentro da própria companhia. A vantagem de uma gestão centralizada é a possibilidade de fiscalização e cumprimento de normas técnicas à risca para transporte de produtos perigosos, como cargas hospitalares, combustível, material radioativo, etc.

Outra vantagem é que todos os processos são de alta confiabilidade, afinal são funcionários da mesma companhia, que seguem regras e condutas em comum. Desse modo, a eficiência de agendas e horários também é grande, pois todos estão cientes de antemão dos cronogramas de entregas, e, assim, os motoristas, mecânicos e carregadores podem tornar os processos de carregamento, manutenção e entrega mais ágeis e sem muitos imprevistos.

O controle de fluxo de caixa também é mais controlado quando a empresa tem uma frota própria, pois não é necessário estar dependente de outra empresa para efetuar as entregas. Mas é importante atentar-se a todos os custos envolvidos, como manutenção, pagamentos de licenças, combustível e depreciação dos veículos, portanto é muito importante possuir volume de caixa que comporte esses custos.

Por fim, a vantagem de possuir veículos próprios não limita a quilometragem rodada por mês, como algumas empresas podem incluir nos contratos de terceirização.

Leia também: Aproximadamente 40% das indústrias trocariam rodovias por outro modal

Frota terceirizada

A grande vantagem da terceirização é poder alocar recursos da empresa conforme a demanda de entregas, ou seja, se o volume de trabalho for menor do que o esperado em determinado mês, serão utilizados menos automóveis, assim não há nenhum carro e motorista parado, gerando apenas custos.

Da mesma forma que, se o volume for maior que o normal, é possível contratar mais veículos, sem a necessidade de toda a burocracia de comprar novos automóveis para uma demanda volátil.

A segunda vantagem da terceirização de frotas é que essa modalidade é ideal para empresas que não possuem capital suficiente para adquirir a própria frota, pois os custos de manutenção e licenciamentos ficam todos sob comando da empresa terceirizada contratada.

Por fim, com uma logística de terceirização, a empresa pode alocar e dedicar recursos, financeiros e humanos, nos processos de produção e serviços, podendo aprimorar a cadeia e ganhar produtividade, sem precisar despender pessoal e investimento na gestão da frota. No entanto, é preciso estar atento e sempre contratar empresas muito bem avaliadas e que seguem todas as normas de condução dos serviços prestados.

O post Frota própria ou terceirizada? Veja qual o melhor para sua empresa apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui