
Por Gabriella Avila, com informações da Fundação IFRS
Comunicação CFC
Os curadores da Fundação IFRS publicaram, nesta terça-feira (1º), o relatório anual e as demonstrações financeiras auditadas no ano-exercício de 2024. O relatório aponta para a importância do engajamento e colaboração das partes interessadas no desenvolvimento de normas de relatórios que resultem em informações úteis para a tomada de decisões para investidores, sejam elas de visão econômica para as empresas ou de aplicação por reguladores em todo o mundo. Além de destacar os valores da Fundação frente aos mercados de capitais em todo o mundo.
Conquistas de 2024
Entre as informações descritas no relatório, estão os progressos obtidos pelo (Iasb e pelo ISSB em seus objetivos.
O Iasb teve um papel importante na missão de garantir que as normas internacionais seguissem atendendo às necessidades de informação dos investidores, principalmente ao emitir duas novas normas – a IFRS 18, que promoveu uma reformulação na forma como empresas apresentam seu desempenho financeiro, e a IFRS 19, que simplifica os relatórios para empresas subsidiárias. Outro destaque foi a consulta à 13 projetos e o encaminhamento de revisões pós-implementação.
Ja o ISSB priorizou, ao longo de 2024, o trabalho de dar suporte ao número significativo às mais de 35 jurisdições que adotam ou usam suas normas inaugurais – a IFRS S1 e a IFRS S2. Também foi fornecida uma ampla gama de materiais para ajudar empresas e investidores a se prepararem para o uso desses Padrões, e começou a trabalhar no aprimoramento dessas normas específicas SASB, enquanto atuava na pesquisa das necessidades de informações dos investidores relacionadas aos riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade.
Revisão organizacional
Outra referência do relatório foi ao trabalho realizado pelos curadores para garantir que a Fundação IFRS esteja preparada para os próximos estágios de seu desenvolvimento.As estratégias giram em torno de três elementos: reorganização a partir de um novo modelo operacional, economia de custos e eficiência, e diversificação dos financiamentos operados pelo ISSB. As mudanças, segundo o relatório, tem como objetivo cumprir a missão de atender ao interesse público de maneira mais eficiente, mantendo as marcas registradas do sucesso da Fundação até o momento.
Desempenho financeiro
No campo das demonstrações financeiras, a Fundação IFRS divulgou informações completas sobre a receita gerada no ano e as despesas operacionais do período. Frente aos dados apresentados, os curadores promoveram uma avaliação sobre os investimentos feitos e seus impactos, bem como as estratégias para a manutenção da sustentabilidade financeira da entidade.
Os documentos podem ser acessados neste link: https://www.ifrs.org/about-us/who-we-are/#annual-report
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui