gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) denunciou três homens acusados de financiar a facção criminosa conhecida como PCC.

O caso, que envolve um corretor imobiliário, diz respeito à compra de dois imóveis de luxo no condomínio Riviera de São Lourenço, situado no município de Bertioga. Os denunciados poderão responder por organização criminosa e lavagem de dinheiro. 

De acordo com os promotores de Justiça do Gaeco, o corretor tem ligação com a morte de um antigo comparsa. A partir das investigações sobre o homicídio, foi descoberto que o corretor agiu intermediando negociações e adotou expedientes fraudulentos para ocultar dinheiro da facção, obtido de maneira ilícita. Ele usou um primo e um tio, pessoas de reconhecida incapacidade econômica e também denunciadas pelo Gaeco, como “laranjas” para que estes figurassem na escritura como compradores dos imóveis, dissimulando-se a real propriedade dos mesmos e permitindo a ocultação do patrimônio.  Além disso, o corretor usou contas de empresas de sua propriedade para repassar aos antigos proprietários valores referentes às compras das casas. 

Para o Gaeco, o corretor “promoveu a rentabilidade e o incremento patrimonial da organização criminosa, mediante investimentos em imóveis de luxo que acarretaram inegável ganho financeiro e proveito econômico à organização criminosa”.

O que Faz o Gaeco?

O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) é uma instituição que integra o Ministério Público brasileiro e tem como objetivo combater o crime organizado e a corrupção.

O GAECO atua em várias frentes, como investigação, denúncia, acompanhamento de processos e cooperação com outros órgãos de segurança pública. Seus membros, que incluem promotores de justiça, procuradores da República e policiais, têm acesso a informações privilegiadas e técnicas de investigação avançadas para desmantelar organizações criminosas.

Dentre as principais atribuições do GAECO, destacam-se:

  • Investigação de crimes complexos e organizados, como corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e armas, entre outros;
  • Apoio às investigações policiais, fornecendo informações e orientações técnicas;
  • Atuação em conjunto com outros órgãos de segurança pública, como Polícia Federal, Polícia Civil e Receita Federal;
  • Acompanhamento de processos criminais e garantia de que os acusados sejam julgados de forma justa e imparcial;
  • Promoção de medidas de prevenção e conscientização da sociedade sobre a importância do combate ao crime organizado.

Em resumo, o GAECO é uma instituição importante no combate à criminalidade no Brasil, trabalhando para desarticular organizações criminosas e garantir a justiça e a segurança da população.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui