A minissérie “Gaslit” é estrelada pela atriz Julia Roberts, e está disponível no serviço de streaming Starzplay. A estreia aconteceu neste domingo (24), a trzendo para o telespectador um dos casos que abalou a política americana, o caso Watergate. Momento em que o país do Tio Sam viveu uma das piores currupções. Naquela época, os envolvidos mantinham uma ideia extremista que não era nada inteligente.
Para você que não conhece a história, o caso foi batizado de Watergate porque este era o nome do prédio onde ficava o escritório do Partido Democrata dos EUA. O caso ficou mundialmente conhecido por ter causado a renúncia do então presidente Richard Nixon (1913-1994). Cinco homens, no ano de 1972, foram presos invandindo o local a mando de autoridades envolvidas com o Partido Republicano.
O desejo dos invasores era instalar escutas (grampear telefones) para ouvir conversas para ajudar o presidente Nixon a ser reeleito. Mas eles foram descobertos graças a dois repórteres do jornal Washington Post que ajudaram as autoridades a ter uma conecção com os cinco homens que invadiram o comitê de campanha do então presidente.
Gaslit
A minissérie encontrou inspiração no podcast Slow Burn e foi criada por Robbie Pickerning (Mr. Robot). Na trama é retratado os bastidores mais importantes do caso Watergate. No meio disso tudo, uma mulher na luta pelo que acha certo, enquanto que dois casamentos sofrem as consequênicas do escandâlo.
A história destaca o casamento entre John (Dan Stevens) e Mo Dean (Betty Gilpin). John é conselheiro da Casa Branca, frequenta o círculo de confiança de Nixon após a sua ajuda no Watergate. Ele tem uma importante colaboração de Mo para que fosse possível desenrolar o caso.
Também tem a história do advogado e ex-agente do FBI G. Gordon Liddy (Shea Whigham) e Mo Dean que que usam todos os artifícios da política mediocre da época. Eles idolatram o presidente Nixon, e os dois têm sede de poder e querem sempre ter a atenção de todos.
A atriz Julia Roberts interpreta Martha Mitchell (1918-1976), pilar principal na derrocada do governo Nixon. Ela era mulher de John Mitchell (1913-1988), ex-procurador-geral dos Estados Unidos. Ele era ligado diretamente a Nixon e foi justamente sua mulher, Martha, conhecida na época como fofoqueira, que levou a imprensa a ter conhecimento sobre o escândalo.
Martha gostava de dar à imprensa opiniões sobre política, educação, liberais e ativismo. Em um de seus comentários, chegou a dizer que Nixon era sexy. Também chegou a pedir para erradicar a Suprema Corte do país. Enquanto isso, seu marido, John, era conhecido por seguir uma linha discreta do Partido dos Republicanos. Porém, ele não conseguia controlar sua mulher e o desejo dela de estar sempre nos holofotes.
O interessante, que foi Martha a primeira a condenar publicamente o envolvimento de Nixon com o Watergate. Isso destruiu seu casamento e sua relação com figuras de poder da época.
Dado histórico: Richard Nixon foi o primeiro e único presidente na história dos Estados Unidos que renunciou ao cargo.
Vale a pena você assistir essa minissérie, que diferente do filme “Todos os Homens do Presidente” (1976), não foca no caso, mas sim nos personagens envolvidos.
O post Gaslit revive o caso Watergate que tirou Nixon do poder apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui