O objetivo do fechamento mensal é identificar e discriminar todas as operações financeiras da empresa e, desta forma, obter um melhor controle sobre o financeiro e o negócio em geral.
A garantia da saúde financeira de uma empresa está no trabalho contábil organizado e bem executado. Para a empresa, o importante é trabalhar não apenas com profissionais e ferramentas de qualidade como também é imprescindível que os gestores tenham conhecimento dos procedimentos ideais para o trabalho contábil empresarial.
Por ser um elemento fundamental na administração de qualquer organização, a contabilidade é o elemento que induz o gestor nas tomadas de decisões pertinentes ao crescimento do seu negócio.
Para que seja possível mensurar o que funciona e o que não funciona em uma empresa, estabelecer metas, entre outras tarefas importantes é preciso considerar os resultados contábeis do negócio.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas para você fazer um fechamento mensal eficiente para seu negócio. Acompanhe!
O que é fechamento mensal?
Realizado todo início do mês para registrar a movimentação dos 30 dias anteriores, o fechamento é realizado em um conjunto entre o departamento financeiro e o contador da empresa.
Ele é a peça fundamental para manter a organização da empresa, principalmente no aspecto financeiro. Desta forma, você tem uma visão mais ampla e precisa sobre o andamento do seu negócio.
Se por um lado o contador fica responsável por fazer os lançamentos de informações como cálculos trabalhistas, impostos e geração de livros obrigatórios,por outro lado, é o departamento financeiro que reúne os documentos como notas fiscais, contratos, extratos bancários, comprovantes, relatórios e os dados recolhidos pelo contador para analisar a situação financeira da empresa.
O que apurar para o fechamento mensal?
Antes de começar, é importante realizar o fechamento por etapas de acordo com a listagem a seguir:
Ativos
Resumidamente, os ativos de uma empresa são os seus bens. Neste montante estão inclusos os títulos financeiros, ações, mercadorias, patentes, entre outros recursos que façam parte do patrimônio e seja um investimento da empresa.
Passivos
Ao contrário dos ativos, os passivos representam as obrigações das empresas como os salários, remunerações, encargos, empréstimos, financiamentos a pagar, fornecedores, tributos, provisões etc.
Patrimônio
Conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa ou entidade.
Receitas
Todo capital que entra em função da atividade realizada pela empresa.
Despesas
Por fim, os gastos realizados pela empresa como luz, água, telefone, internet, matéria-prima, etc.
Documentos necessários
Trabalhistas: FGTS, salários, férias, pró-labore, atestados, vale-transporte, serviços contratados
Fiscais: arquivos eletrônicos (arquivos do Sped Fiscal e redução Z),notas fiscais e comprovantes de pagamentos de impostos.
Contábeis: recibos e contratos (honorários, locações, etc), comprovantes (despesas e receitas) e arquivos eletrônicos como extratos em formato OFX, extratos bancários, cartões de crédito, empréstimos, etc.
Dicas para fazer o fechamento mensal
É imprescindível analisar e consolidar os seguintes fatores:
- Faturamento
- Folha de pagamento
- Consolidação de fluxo de caixa
- Apuração de impostos
- Controle de estoque
- Escrituração Contábil
Após apurar todas as informações necessárias, é chegada a hora de realizar o fechamento. Basicamente, para realizar o fechamento é preciso conferir todos os cálculos trabalhistas e livros obrigatórios da empresa, fazer o balanço das contas, avaliar os estoques e analisar se há divergências de valores.
Bônus.
Qual o papel da contabilidade no fechamento mensal da empresa?
O contador e sua equipe têm os conhecimentos técnicos para analisar os dados e conferi-los.
O papel do contador é emitir relatórios analisando documentos como: balancetes, balanço, demonstrativo de resultados, índices financeiros, relatórios de entrada e saída, relatórios de contas específicas (como caixa e bancos) entre outros.
Uma das funções mais importante desse profissional é comparar os fechamentos com os dos períodos anteriores e assim verificar a evolução do negócio.
Dessa forma, é possível sinalizar os pontos que a empresa falhou e corrigi-los, bem como salientar os pontos positivos e criar estratégias de como aumentar os resultados.
Portanto, conte com um profissional de confiança para cuidar das informações da sua empresa.
Ferramentas de auxílio
Como observado, fazer o fechamento mensal de uma empresa requer muita paciência, atenção e organização, pois o menor erro pode trazer sérios prejuízos.
Para reduzir esses problemas, o aconselhado é utilizar uma ferramenta de gestão como o sistema online de gestão empresarial VHSYS, um sistema completo que emite notas fiscais, gerencia seu estoque, permite o maior controle financeiro da sua empresa e muito mais.
O sistema VHSYS conta ainda com uma loja de aplicativos com diversas ferramentas para o aprimoramento da gestão do seu negócio, como, por exemplo, o aplicativo Controle de Bens, que sistematiza e controla todos os recursos de forma fácil, evitando perdas e prejuízos.
O post Gestão Financeira: Como fazer o fechamento mensal do meu negócio? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui