#jornalcontabil

A transformação digital é um caminho sem volta. Assim como hoje ninguém mais vive sem um smartphone no mundo corporativo (e também no dia a dia), as organizações que não investirem na digitalização e automatização dos processos de sua empresa, considerando, inclusive o uso de cloud computing estarão fadadas a perderem competitividade no mercado. De acordo com uma pesquisa feita pela GlobalData, com mais de 340 executivos de tecnologia de todo o mundo, 94% das empresas do mercado brasileiro terão adotado as tecnologias de soluções na nuvem até o ano de 2020.

E essa é uma realidade que também já chegou na área fiscal das empresas. Tendo em vista garantir mais facilidade, segurança e eficiência na quantidade de transações que ocorrem por minuto no País, a adoção do ambiente cloud visa diminuir a complexidade das operações, gerar mais efetividade, garantindo a proteção do usuário e, de quebra, reduzindo custos.

Foi com esse propósito que a subsidiária nacional da Vice Media, maior grupo de mídia para o público jovem do mundo, optou pela implantação do sistema de cálculo de impostos integrado com o Netsuite já utilizado pela Vice, da Avalara, companhia que oferece a mais completa solução fiscal em nuvem do Brasil. A previsão é de um ganho de 25% na produtividade e de uma considerável redução de custos.

“Já utilizamos Avalara em nossas operações nos EUA com excelentes resultados, e a escolha pela Avalara no Brasil foi natural, pois ela tem a solução mais completa para o país”, afirma Paul Kirch, Solutions manager Latam da Vice, que complementa: “foi uma grata surpresa saber que a Avalara também havia recém-implantado sua operação local e pode nos apoiar neste projeto”.

A expectativa é de que seja possível aumentar em até 25% a produtividade da equipe responsável pela gestão tributária, além de uma redução de custos operacionais já no primeiro ano de implantação. “Essa é uma estimativa, pois sabemos que, provavelmente, os resultados serão ainda melhores”, salienta Kirch.

Segundo o executivo, como a operação brasileira é recente, o negócio ainda era organizado sem sistemas de gestão. “Mas uma empresa de mídia tem uma variada gama de serviços que podem ser oferecidos, com tributações específicas. Além disso, estamos prevendo o crescimento da operação local. Esses dois pontos tornaram fundamental um software de gestão compatível com uma solução robusta específica para a área fiscal”, analisa o executivo.

Tributação de serviços: como fazer?

Por isso, a Vice Media Brasil seguiu com a atualização tecnológica da operação que incluiu as duas empresas parceiras: NetSuite (ERP) e Avalara (Cálculo de Impostos e emissão de notas fiscais eletrônicas), que fizeram a implantação totalmente integrada, o que facilitou o processo junto ao cliente. “A Vice tinha um desafio interessante. Como é uma empresa de serviços, precisamos fazer um profundo estudo dos mais de 1,8 mil itens do portfólio para enquadrá-los corretamente para fins de cálculos de impostos e compliance no Brasil”, informa Luciano Silva, diretor de Operações da Avalara.

“Com o apoio da Avalara, será possível aumentar as vendas, fazer mais negócios, reduzindo os riscos fiscais e com cálculo online dos impostos. Com a solução implantada, não teremos apenas o controle de entrada, saída e pagamento, como era feito antes, manualmente, mas também o cálculo fiscal realizado de maneira automática e permanentemente atualizada, assim como a emissão de notas fiscais eletrônicas, já que a solução está na nuvem”, ressalta Paul ao informar que deve contratar outras soluções da Avalara, que demonstrou ser especialista em gestão fiscal também na área de serviços, em breve.

Leia Também:

Crédito de ICMS: O que é, e como funciona

Para o executivo, dois pilares foram essenciais para que a parceria desse certo: a qualidade técnica e o relacionamento. “A entrega foi feita em tempo recorde – três meses, com o apoio da RSM Brasil, parceiro de implementação da Avalara. Conseguimos o desenvolvimento de um ponto bastante específico, a inclusão de pessoas físicas e ainda tivemos todo o apoio da equipe de gestão de projetos. Estamos realmente muito satisfeitos com todo o processo e benefícios que serão entregues”, resume Paul. Segundo ele, uma implantação desse porte costuma levar, pelo menos, oito meses.

“O projeto da Vice mostra o quanto estamos preparados para atender a diferentes necessidades, no menor tempo e com a máxima eficiência” finaliza Luciano Silva, da Avalara.

Website: http://www.avalara.com/br

O post Gestão tributária na nuvem pode ser a solução para 94% das empresas até 2020 apareceu primeiro em Jornal Contábil.


Fonte: jc