Em resumo, o saque-aniversário diz respeito a uma modalidade de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que, por sua vez, permite o resgate de parte do saldo existente na conta, anualmente, conforme o mês de aniversário do trabalhador, como o nome sugere.
A modalidade é facultativa, ou seja, para sacar os valores do fundo desta maneira descrita acima, é preciso que o titular da conta comunique a Caixa sobre a adesão. Ademais, o saque-aniversário ainda permite que o cliente antecipe as parcelas anuais, por meio da contratação de um empréstimo.
Apesar da possibilidade já ser relativamente antiga, de modo que golpes à envolvendo não sejam novidades, ultimamente, há registros em um número preocupante de denúncias envolvendo o saque-aniversário. Diante disso, a Caixa e outros canais de comunicação já têm emitido alertas sobre as referidas fraudes.
Em suma, os golpistas têm conseguido desviar valores do FGTS por meio da modalidade, ou até mesmo contraindo empréstimos no nome do titular, sem que ele saiba. Em razão deste cenário, entenda como funciona o golpe e as medidas que podem garantir sua segurança.
Como funciona o golpe
- Os golpistas conseguem acesso ao aplicativo do FGTS, através de meios já bem conhecidos para roubar informações pessoais (links falsos, mensagens de wpp, e-mails fraudulentos, ou até mesmo ligações);
- Uma vez com o acesso ao app, o criminoso pode retirar o saldo da conta do trabalhador, clicando na opção “saque-aniversário”, e por vezes, contratando empréstimos disponíveis na modalidade. O estrago pode ser ainda maior, caso o trabalhador não seja um adepto da modalidade, podendo perder o saque-rescisão, em casos de dispensa do emprego;
- A grande maioria das fraudes têm sido aplicadas em vítimas que nem tinha cadastro no aplicativo, de modo que os golpistas conseguem utilizar números de celular e endereços de e-mail distintos dos dados reais do titular;
- O golpe vem acontecendo desde 2020, e tem sido mais frequente atualmente, segundo o divulgado pelo jornal O Globo.
Veja algumas orientações para se proteger
Em primeiro lugar, é preciso estar atento às recomendações tradicionais a respeito de proteção de dados, ou seja, não conceda informações pessoais em sites ou aplicativos que não os oficiais, nem mediante contatos suspeitos, seja por telefone, Whatsapp ou SMS.
A Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo fundo, já declarou que não envia e-mails, ou mensagens por outros aplicativos, tampouco liga para seus clientes solicitando atualizações cadastrais. Isto é, somente contate a instituição pelos canais oficiais.
Confira mais algumas orientações que podem lhe proteger frente à golpes e fraudes:
- Realize o cadastro no aplicativo do oficial FGTS, informado os dados solicitados na plataforma;
- Após o cadastro, acesse o app e veja se a opção “saque-aniversário”, esta ativada. Caso esteja e você não optou por isso, comunique a Caixa;
- O banco dá um prazo de 15 dias para reaver a adesão da modalidade não solicitada;
- Desconfie de mensagens sensacionalistas prometendo oportunidades imperdíveis.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui