
O governo federal autorizou, nesta quarta-feira (17), a abertura de 39.108 vagas temporárias para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O contingente terá como missão principal a execução de duas pesquisas estratégicas: o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e o inédito Censo da População em Situação de Rua.
A portaria, assinada pelas ministras Esther Dweck (Gestão) e Simone Tebet (Planejamento), foi publicada no Diário Oficial da União e justifica as contratações pelo caráter de excepcional interesse público.
Estrutura das vagas e funções
As oportunidades contemplam oito funções distintas, abrangendo desde o planejamento técnico até a coleta direta de dados. O cargo com maior demanda é o de recenseador, com 27.330 postos de trabalho.
Leia também:
- Governo autoriza IBGE a contratar 39 mil temporários para novos censos
- Reforma Tributária: Novas regras para ITCMD e ITBI entram em vigor em 2026
- Multas acessórias: STF fixa limite de 60% do tributo
- Reforma Tributária: Receita Federal libera testes de apuração da CBS via sistema
- Receita Federal mira produtores rurais em nova fase da Operação Declara Agro
Distribuição dos cargos:
- Recenseador: 27.330
- Agente Censitário Supervisor: 4.143
- Agente Censitário de Informática: 1.446
- Agente Censitário Administrativo: 1.432
- Agente Censitário Regional / Operacional: 2.572 (1.286 para cada)
- Agente Censitário de Qualidade: 1.165
- Analista Censitário: 1.020
Próximos passos e prazos
O IBGE tem agora o prazo de seis meses para publicar o edital do processo seletivo simplificado. As remunerações e a duração dos contratos serão detalhadas no documento oficial, seguindo a legislação para contratações temporárias da União.
O financiamento da operação será feito por meio de recursos do próprio instituto, sob a rubrica de “Outras Despesas Correntes”, condicionado à disponibilidade orçamentária.
Histórico de contratações
O uso de profissionais temporários é uma prática comum para viabilizar levantamentos de larga escala no Brasil.
Recentemente, em 2023, o instituto abriu mais de 8 mil vagas para pesquisas estatísticas e preencheu outras 895 vagas permanentes via Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Além disso, está em curso uma seleção para 9.580 agentes de pesquisas e mapeamento.
Curso Viver de Contabilidade: (somente em duas matérias)
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
O post Governo autoriza IBGE a contratar 39 mil temporários para novos censos apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


