IPVA São Paulo

Janeiro tradicionalmente desafia o orçamento das famílias brasileiras, unindo as despesas pós-festas de fim de ano, os custos com material escolar e a chegada das primeiras cobranças de impostos patrimoniais, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para ajudar os proprietários de veículos a se organizarem, o Governo do Estado de São Paulo já divulgou o calendário oficial para o pagamento do IPVA referente a 2026.

Opções de pagamento e descontos

De acordo com o Decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, os contribuintes têm três principais modalidades de pagamento:

  1. À Vista com Desconto: O pagamento integral realizado em janeiro garante um desconto de 3% sobre o valor total do imposto. A data-limite varia conforme o final da placa do veículo.
  2. À Vista Sem Desconto: É possível quitar o valor total do imposto em fevereiro, sem a aplicação de desconto, seguindo o cronograma de vencimento por final de placa.
  3. Parcelado Sem Desconto: O imposto pode parcelar entre três e cinco vezes, sem desconto, com pagamentos entre janeiro e maio.

Leia também:

Calendário de vencimentos em Janeiro

Confira a tabela com as datas-limite para o pagamento em cota única de janeiro, garantindo o benefício do desconto:

Final da PlacaData Limite de Pagamento (Janeiro)
Final 1Dia 12
Final 2Dia 13
Final 3Dia 14
Final 4Dia 15
Final 5Dia 16
Final 6Dia 19
Final 7Dia 20
Final 8Dia 21
Final 9Dia 22
Final 0Dia 23

Como funciona o parcelamento

O parcelamento é uma alternativa para aliviar o peso no caixa no início do ano, mas não oferece o desconto de 3%.

  • Regra Geral: O IPVA pode ser dividido em até cinco vezes, de janeiro a maio, desde que o valor total do imposto seja igual ou superior a 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps).
  • Limites: Se o valor for menor que o estipulado pela regra das 10 Ufesps, o parcelamento será reduzido para quatro ou três parcelas, conforme o valor final.

Como pagar o IPVA em São Paulo

O pagamento pode ocorrer de forma rápida e segura na rede bancária autorizada. Basta ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e dirigir-se a:

  • Caixas eletrônicos;
  • Internet Banking (opção IPVA);
  • Aplicativos bancários.

Curso de Recuperação do Simples Nacional:

Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! 

Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional 

O post Governo de São Paulo divulga calendário do IPVA 2026 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui