O governador Jerônimo Rodrigues recebeu o presidente do Sebrae, Décio Lima, a direção estadual e representantes da instituição nesta quinta-feira (13), em Salvador (BA). O encontro foi um primeiro diálogo sobre a ampliação da parceria com o Sebrae nas áreas de educação, desenvolvimento econômico, meio ambiente e agricultura familiar. O chefe do Executivo também destacou o projeto para ampliar a capacitação de micro e pequenas empresas devido ao potencial de crescimento do empreendedorismo na Bahia.
“Estamos fazendo um balanço dos programas e projetos apoiados pelo Sebrae para pensar em novos apoios. Temos pensado em uma ação, por exemplo, de formação para o Microempreendedor Individual (MEI), o micro, pequeno e médio empreendedor, mas também para aquelas categorias profissionais que não têm esses conceitos tão claros, como é o caso dos motoristas de aplicativo”, descreveu o governador Jerônimo Rodrigues sobre um dos planos de ação do Estado para fortalecer ainda mais o setor.
Para os próximos quatro anos de governo, Jerônimo Rodrigues também destacou a elaboração de um projeto para fortalecimento da economia, em parceria com o Sebrae, que deve integrar o Plano Plurianual Participativo (PPA).
Décio Lima frisou que a Bahia tem sido protagonista no desenvolvimento econômico através do empreendedorismo.
“A Bahia está apresentando para a economia brasileira números fantásticos, que nos deixam otimistas. Quer dizer mais pulverização econômica. Isso também produz distribuição de riqueza e renda”, celebrou.
Segundo informações divulgadas pelo próprio Sebrae, com base em dados do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a maio, a Bahia somou 42.624 postos de trabalho. Desse número, 28.850 foram gerados por micro e pequenas empresas. Somente em maio, foram 5.594 novos postos de trabalho. O valor representa seis a cada 10 vagas na Bahia.
O superintendente do Sebrae/BA, Jorge Khoury, ressaltou o papel das micro e pequenas empresas para a economia baiana e lembrou da importância da parceria com o poder público para atuar na melhoria do ambiente de negócios e, assim, fortalecer o setor produtivo. “Sempre importante lembrar que os pequenos negócios são responsáveis pela maior parte da geração de emprego e renda na Bahia e no Brasil. Precisamos, cada vez mais, trabalhar com soluções e ferramentas para a qualificação dessas empresas, mas, ao mesmo tempo, atuar para criar condições mais favoráveis para o empreendedorismo”, destacou.
De acordo com o secretário Ângelo Almeida, titular de Desenvolvimento Econômico, os pequenos empreendedores são responsáveis pela geração de emprego de quase 70% da cadeia de empregabilidade do estado. “Essa parceria do Governo do Estado com o Sebrae é fundamental para imprimirmos inovação e qualidade na gestão dos pequenos e micro empresários.”
A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) é uma das pastas à frente de diversos projetos com o Sebrae. “Temos um trabalho conjunto com o Sebrae, especialmente na área do empreendedorismo. Somando as ações da Setre e do Sebrae, unimos esforços e consolidamos o aumento da qualidade. Agora, por exemplo, estamos desenvolvemos um projeto em parceria para os 27 territórios de identidade para a qualificação de mais de 3.200 empreendedores”, detalhou o titular da pasta, Davidson Magalhães sobre uma das ações de interiorização da Secretaria.
Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui