Foto: Polícia Federal / Agência Brasil

Em meio a crise sanitária do Povo Yanomami, o governo federal decidiu criar um grupo para propor medidas contra o garimpo em terras indígenas.

A portaria foi publicada no Diário Oficial de hoje (30/01), o texto que conta com a assinatura do Ministro da Justiça, Flávio Dino, propõe a criação de um grupo de trabalho que tem como objetivo apresentar um plano de retirada de garimpeiros da região Yanomami.

Leia Também: Terra Yanomami: Garimpo Ilegal gerou alta de 309% no desmatamento

Grupo de trabalho

O texto publicado hoje faz uma relação direta do garimpo ilegal e de organizações criminosas na região da tribo Yanomami, com a situação da crise humanitária que está vivendo a população da reserva indígena.

O grupo terá o prazo de 60 dias para apresentar esse plano de retirada, fazem parte do grupo neste primeiro momento: o Ministério da Justiça, a polícia federal a Polícia Rodoviária Federal além de integrantes de outros Ministérios como o de povos indígenas, Minas e Energia, Defesa, Direitos Humanos e Ministério da Fazenda.

A portaria ressalta que outros integrantes de outras pastas podem participar do grupo.

Leia Também: STF investiga envio de Fake News sobre situação dos yanomami

Garimpo ilegal

Somente em 2022 a busca pelo ouro provocou perda de 232 hectares de floresta na Amazônia, isso impacta diretamente na vida das comunidades em Roraima.

Na última semana mais de mil indígenas, da etnia e Yanomami em estado grave foram resgatados. Um hospital de campanha foi montado pela força aérea já que pois a casa de saúde indígena não consegue suportar mais tantos pacientes.

No último levantamento eram 700 pessoas internadas, a capacidade é de 300, na casa estão acontecendo atendimentos as crianças muitas com início de desnutrição e com infecção de parasitas.

Dados do Governo Federal, mostram que a terra Yanomami que tem cerca de 30 mil indígenas, foi invadida por mais de 20 mil garimpeiros ilegais, pelo menos 10 rios de Igarapés foram contaminados com Mercúrio.

Os peixes, a principal fonte de proteína dos Yanomami praticamente desapareceram, territórios de plantação de mandioca foram roubados pelos garimpeiros, sem contar as doenças que os Invasores levaram com eles.

O post Governo estabelece grupo de trabalho para propor ações contra o garimpo ilegal apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui