O mundo ainda não tem respostas para a Covid-19 e mais uma variante da doença ameaça novamente o planeta. Trata-se da Variante Ômicron que é uma mutação do vírus que pode ter potencial de transmissibilidade superior ou igual à Delta, a mais alarmante até o momento.
Atualmente, casos da nova variante do coronavírus já foram detectados em ao menos 14 países. No Brasil, um passageiro que chegou ao Aeroporto de Guarulhos vindo da África do Sul no sábado (27) e testou positivo para a Covid-19 está sob quarentena no momento.
A amostra positiva para a Covid-19 será analisada e passará por sequenciamento genômico no Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Até o momento, não há registros de casos da nova variante no Brasil.
O que é a Ômicron?
A cepa foi relatada pela primeira vez à OMS (Organização Mundial de Saúde) pela África do Sul no dia 24 de novembro. A situação epidemiológica no país mostrou três picos distintos de casos de Covid-19, sendo o último predominantemente pela variante Delta.
Nas últimas semanas, as infecções aumentaram de forma abrupta, coincidindo com a detecção da nova variante. De acordo com a OMS, o primeiro caso de Covid-19 confirmado conhecido foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021.
De acordo com um comunicado feito pela OMS, esta variante apresenta um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes. A evidência preliminar sugere um risco aumentado de reinfecção com esta variante, em comparação com outras variantes de preocupação.
Vôos de países africanos proibidos no Brasil
O governo brasileiro já começou a agir tentando evitar que o vírus se propague. A partir de hoje, dia 29, os voos que tenham origem ou passagem pelos países como a a África do Sul, República de Botsuana, Reino de Essuatíni, Reino do Lesoto, República da Namíbia e República do Zimbábue estão proibidos de pousar em solo brasileiro.
A decisão tem como base o parecer da Anvisa recomendando as restrições como forma de conter a propagação da variante Ômicron, e avaliação técnica dos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Infraestrutura e Casa Civil.
Além do Brasil, outros 38 países implementaram medidas restritivas totais ou parciais aos voos provenientes de países do sul da África.
O post Governo Federal toma medidas para conter a variante Ômicron no Brasil apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui