Muitos brasileiros reclamam quando em 2019 o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) acabou com o horário de verão. Porém, o Ministério das Minas e Energia junto com o Palácio do Planalto estuda a possibilidade de retornar com a medida, usada durante décadas para economizar energia elétrica.
A volta do horário de verão vai depender exclusivamente do presidente da República Jair Bolsonaro.
Em 2019, foi justamente o presidente que determinou o fim do horário que adiantava os relógios em uma hora para economizar energia. Naquela época, houve uma avaliação técnica de que o horário não fazia mais sentido do ponto de vista do setor elétrico.
O horário de verão mexe com os hábitos do brasileiro no que diz respeito ao setor de trabalho e de consumo. Enquanto estava valendo, parte do país no mês de outubro adiantava o relógio em uma hora. Quando chegava o mês de fevereiro os brasileiros eram convocados a atrasar o relógio em uma hora para voltar ao horário habitual.
Na verdade, o Ministério de Minas e Energia pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estudos sobre a política, depois de mudanças na forma como os brasileiros consomem energia elétrica. Esse pedido acabou trazendo à tona a discussão sobre o horário de verão.
Até 2019, as pessoas e empresas eram estimuladas a encerrarem suas atividades do dia com a luz do sol ainda presente, evitando que muitos equipamentos estivessem ligados quando a iluminação noturna era acionada.
Os efeitos do horário de verão
As opiniões se dividem quando o assunto é horário de verão. Há quem ame e há quem odeie.
Segundo os médicos o horário de verão vai causar os mesmos efeitos em quem ama e em quem odeia, isso porque todos podem ter efeitos como insônia, cansaço e até alterações hormonais. O período de adaptação do organismo costuma levar de cinco a sete dias, se houver uma preparação prévia. Caso contrário – situação da grande maioria -, no máximo em duas semanas o sono estará adaptado.
Por isso, no período do horário de verão, os médicos naquele momento recomendavam às pessoas a dormirem sempre no mesmo horário. Adotando a rotina de ter horários regulares, ficaria mais fácil encarar o horário diferente.
Quando começou o horário de verão no Brasil
O horário de verão teve início em 3 de outubro de 1931, quando todos os relógios do Brasil foram avançados em uma hora. A medida foi decretada pelo então presidente Getúlio Vargas dois dias antes.
Naquele momento Getúlio Vargas disse quais eram os motivos para adotar a medida: grande proveito do tesouro público e natural economia da luz artificial.
O decreto também destacava a simplicidade da medida: “a execução consiste apenas em avançar em uma hora os ponteiros dos relógios”.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui