Foto: Reprodução/Governo do Brasil

O Governo Federal resolveu dar uma chance aos estados que ainda não estão preparados para começarem a emitir a nova Carteira de Identidade (CIN), também chamada de novo RG. Por isso, o prazo foi esticado para o dia 6 de novembro.

O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que concede mais tempo para os que ainda não estão aptos a emitirem o novo documento.

Leia Também: NF-E Complementar: O Que É E Em Quais Casos É Possível Usá-La

Nova Carteira de Identidade

A nova Carteira de Identidade (CIN) vai levar em conta somente o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), desta forma, a CIN passa a ter validade em todo o país, o que significa que o antigo número de RG vai deixar de ser utilizado. Antes o prazo para os estados se adaptarem às novas regras era este mês de março.

O que fez o governo prorrogar o prazo foi a constatação de que somente 11 estados cumpriram as exigências. Já estão emitindo o novo documento: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo informações do governo, duzentas mil pessoas já emitiram a nova carteira de identidade e 175 mil fizeram o download da versão digital no aplicativo GOV.BR. 

A CIN é emitida com o QR Code, que pode ser lido por qualquer smartphone, Isso permite verificar se o documento é verdadeiro ou se foi furtado, ou até extraviado.

Ela também vem com o código internacional chamado MRZ, que serve como documento de viagem. O número é utilizado em passaportes, mas até o momento os brasileiros só conseguem sair do país sem passaporte, apenas com a identidade, se for para países da América do Sul, regra que já existia antes do anúncio do novo documento.

Leia Também: FGTS: Saiba Se A Empresa Está Depositando O Seu Fundo De Garantia

Como tirar a nova carteira de identidade?

Para tirar a nova carteira de identidade, você vai precisar dos seguintes documentos:

  • certidão de nascimento ou casamento; 
  • documento de identificação com foto; 
  • CPF regularizado (sem isso não é possível emitir o documento).

Os cidadãos terão acesso à nova CIN em formato digital, pelo aplicativo Gov.br, do governo federal. Após a emissão do documento impresso, o usuário poderá baixar o app (disponível para Android e iOS), fazer o cadastro, e acessar o documento pelo telefone celular, pelo tablet ou pelo computador. 

De acordo com o decreto federal que instituiu a CIN, o documento no formato anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032.

O post Governo prorroga prazo para estados emitirem novo RG apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui