O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito o novo Papa, tornando-se o sucessor de Francisco e adotando o nome Leão 14. Ele é o primeiro pontífice vindo dos Estados Unidos e também o primeiro a ser escolhido entre os países de maioria protestante.

Nascido em Chicago, aos 69 anos, Prevost conquistou a eleição com o apoio de, no mínimo, 89 dos 133 cardeais votantes, ultrapassando os dois terços requeridos. 

Apesar de sua nacionalidade americana, grande parte de sua jornada religiosa se desenvolveu na América Latina, com uma atuação significativa no Peru, onde residiu por mais de dez anos e desempenhou diversas posições de destaque dentro da Igreja Católica.

No Vaticano, antes de sua eleição, Prevost exercia duas funções cruciais: prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Ambas as posições conferem grande influência nas decisões da Igreja, especialmente no processo de nomeação de novos bispos globalmente.

Leia também:

Trajetória marcada pela América Latina

Prevost ingressou na vida religiosa aos 22 anos. Estudou teologia em Chicago e depois se especializou em direito canônico em Roma. 

Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago (EUA), Prevost é membro da Ordem de Santo Agostinho e tem uma trajetória marcada por atuação missionária e acadêmica. Ele ingressou na ordem em 1977.

É bacharel em Matemática pela Universidade Villanova e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum).Foi ordenado padre em 1982. 

Dois anos mais tarde, iniciou seu trabalho missionário no Peru, passando por cidades como Piura e Trujillo. Permaneceu lá por cerca de dez anos, enfrentando inclusive o período autoritário do governo Fujimori. Durante essa época, chegou a pedir desculpas públicas em nome da Igreja por injustiças cometidas.

Durante sua atuação no Peru, Prevost também integrou órgãos importantes da Igreja, como a Congregação do Clero e a Congregação para os Bispos. Em 2023, foi nomeado cardeal, título que ocupou por menos de dois anos antes de ser eleito papa — um fato raro nos tempos atuais.

Durante uma internação recente de Francisco, Prevost liderou orações públicas em sua intenção. Agora, ele assume o trono de Pedro com o nome de Leão 14.

Em seu discurso inaugural, o novo pontífice mencionou o papa Francisco, agradeceu aos cardeais pelos votos e concedeu a bênção Urbi et Orbi.

O post Habemus Papam! Robert Prevost é o novo líder da Igreja Católica! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil