Profissionais de todo o país podem participar do Hackathon Compras Governamentais, maratona de programação com a finalidade de desenvolver sistemas inovadores e soluções tecnológicas que contribuam com o desafio do governo federal de digitalizar seus serviços. A iniciativa também visa impulsionar inserção, nos contratos públicos, de micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais, agricultores familiares, produtores rurais e cooperativas de consumo. Até o próximo dia 18, os interessados podem se inscrever no evento, que será realizado de 20 a 28 de julho, conduzido pelo Serpro e com o apoio do Sebrae e do Ministério de Economia.

As soluções serão avaliadas segundo os critérios: promoção do credenciamento e participação das MPE nas contratações públicas, usabilidade e design, inovação, criatividade e completude funcional. As cinco equipes mais bem avaliadas serão convidadas para uma demonstração final na cerimônia de encerramento do evento. A premiação do evento soma R$ 30 mil, divididos entre os três primeiros colocados. Para participar, é preciso ter mais 18 anos. As equipes devem ter de três a cinco integrantes. A edição será on-line, com transmissão dos eventos de abertura e de encerramento pelo Youtube do Serpro.

A União é considerada o maior comprador do país, sendo responsável, de acordo com dados do IBGE, por um total de compras no valor de R$ 7,4 trilhões no ano passado, o que corresponde a aproximadamente 5% do Produto Interno Bruto (PIB), tornando-o um importante canal comprador dos pequenos negócios.

“O mercado das compras públicas é uma realidade distante da maioria dos pequenos negócios. A nossa expectativa é que as equipes de programação apresentem soluções inovadoras que permitam a ampliação da participação do segmento nesse mercado”, explica a analista de desenvolvimento territorial do Sebrae Denise Donati. “Muitas vezes essas equipes, por não estarem envolvidas no processo, têm a capacidade de apresentar propostas mais disruptivas e inovadoras”, acrescenta.

O Hackathon Compras Governamentais contará com 40 mentores, cinco palestrantes e seis membros da comissão julgadora. A última maratona de programação promovida pelo Serpro trouxe representantes do Ministério da Economia, Controladoria Geral da União, TCU, Confederação Nacional dos Municípios, Sebrae, Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e universidades federais de São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul. A expectativa neste ano é reunir, novamente, representantes do governo, Academia e sociedade.

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui