Os dados dos funcionários do SBT foram divulgados. A informação vem de uma carta enviada pela emissora aos colaboradores, que pode ser acessada no site da TV Pop.
Conforme divulgado por um site dedicado ao mercado de TV, o SBT está notificando seus colaboradores por meio de um comunicado enviado pela Sedex e confirmando o recebimento. Esse é um procedimento sem precedentes (a maioria das empresas prefere enviar e-mail ou usar outros métodos de comunicação mais diretos) e parece mais coletar evidências de que os funcionários receberam notificações do que qualquer outra coisa.
A informação na carta é vaga. O SBT alega que recebeu em setembro um “aviso de prestador de serviço sobre incidentes de segurança ocorridos em seu domínio”, envolvendo a divulgação de informações de identificação para “funcionários, agregados e familiares”.
Parecem ser dados relacionados à folha de pagamento da segunda maior emissora do país. Esta carta não nos permite inferir quantos dos 6.000 funcionários da rede foram afetados, ou por que o SBT decidiu relatar dois meses após a notificação de seu fornecedor. “Estamos entrando em contato para informar que a causa do incidente foi corrigida, e também esclarecemos as circunstâncias do incidente e as medidas que estamos tomando para proteger seus dados.” A carta informava que fornecia o telefone 0800 e Um e-mail para funcionários que precisam de informações mais detalhadas.
O TV Pop revela que depois do vazamento o SBT montou departamento para assegurar a proteção de dados sensíveis a partir de agora.
O setor, batizado de DPO, sigla para Data Protection Officer, está chegando um pouco tarde: as punições para esse tipo de vazamentos previstos pela LGPD, promulgada em 2018, entraram em vigor em agosto, podendo chegar até R$ 50 milhões.
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Fonte: Jornal Contábil
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