Hipertensão e Hipoacusia: Entenda essa relação

Com o passar dos anos, todas as pessoas ficam mais susceptíveis a certo tipo de doenças e condições como, por exemplo, a perda auditiva. Existem vários fatores, internos ou externos, que podem afetar a  audição. Problemas de saúde como a obesidade, osteoporose e diabetes, e fatores externos como os ruídos excessivos e volume dos fones de ouvido podem contribuir para a perda de audição. Outra doença que pode causar perda auditiva é a hipertensão.

Tatiana Guedes, sócia e diretora clínica da Sonoritá Aparelhos Auditivos explica que a pressão sanguínea bombeia o sangue do coração para o restante do corpo pelas artérias, e é esse sangue o responsável por levar o oxigênio e todos os nutrientes necessários ao funcionamento adequado das células. “O aparelho circulatório é responsável pelo abastecimento de oxigênio e nutrientes que possibilitam que as células do corpo realizem suas funções. Logo, a diminuição dessa distribuição no ouvido interno causa, de forma súbita ou gradual, a perda auditiva”, afirma.

A fonoaudióloga acrescenta que quando a pressão está elevada, a chegada de nutrientes e oxigênio é prejudicada em todo o organismo, inclusive no ouvido interno, o que acaba levando a uma perda de audição. São poucas as artérias que irrigam o ouvido, portanto, qualquer alteração no fluxo sanguíneo irá prejudicar o seu funcionamento.

Leia também: Saiba Como O Mau Uso Do Fone De Ouvido Pode Causar Perda Auditiva

Importância dos cuidados com a saúde auditiva 

É importante lembrar que os cuidados com a saúde dos ouvidos devem estar em dia, tanto por quem lida com a perda auditiva quanto por aqueles que não manifestam qualquer sintoma. A chave para a saúde do sistema auditivo está na prevenção e na busca por um tratamento médico especializado precoce quando a perda auditiva já está instalada. “Sendo assim, é importante cuidar da saúde e monitorar a pressão. Mantenha hábitos saudáveis de alimentação, controle a ingestão de sal, pratique exercícios físicos e evite o consumo de álcool e fumo”, destaca Tatiana.

Além disso,  a hipertensão não é a única causadora de perda auditiva, a exposição excessiva a ruído também pode comprometer os ouvidos. Cuide da saúde auditiva, realize exames anuais de audiometria. A prevenção e o tratamento precoce continuam sendo os melhores aliados da sua saúde.

Por Tatiana Guedes Santólia Martini é fonoaudióloga sob o CRFa 6-3289.

O post Hipertensão e Hipoacusia: Entenda essa relação apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui