Por Poliana Nunes, com informações da Fundação IFRS
Comunicação CFC

O International Accounting Standards Board (Iasb) apresentou um novo modelo contábil, intitulado Contabilidade de Mitigação de Risco. O objetivo é refletir melhor como as instituições financeiras gerenciam o risco de taxa de juros em suas carteiras. Esse modelo, apresentado dia 3 de dezembro, responde ao feedback de instituições financeiras e investidores, que alertaram sobre requisitos atuais de contabilidade de hedge que não refletem adequadamente como o risco de taxa de juros é gerenciado na prática.

O modelo contábil visa proporcionar maior transparência sobre como a gestão do risco de taxa de juros afeta o desempenho financeiro e os fluxos de caixa futuros em um ambiente dinâmico. De acordo com o presidente do Iasb, Andreas Barckow, “o modelo de Contabilidade de Mitigação de Riscos pretende aproximar a contabilidade e a gestão de riscos para aumentar a eficiência interna e fortalecer a comunicação entre as instituições financeiras e suas partes interessadas”, disse.

Para integrar o novo modelo contábil e melhorar as divulgações das empresas sobre suas atividades de gestão de risco de taxa de juros, o Iasb propôs alterações à IFRS 9 – Instrumentos Financeiros e à IFRS 7 – Instrumentos Financeiros: Evidenciação. O Iasb também busca feedback sobre sua proposta de retirar a IAS 39 – Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração.

A consulta do Iasb sobre o modelo de Contabilidade de Mitigação de Riscos está aberta para comentários até 31 de julho de 2026. A consulta pública é composta por três partes:

Recursos adicionais:

Envie uma carta comentário ou resposta de trabalho de campo sobre a minuta de exposição. O período para comentários encerra em 31 de julho de 2026.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui