O governo federal oferece uma série de programas sociais à população. Dentre eles, está a Identidade Jovem, ou ID Jovem, como é conhecido.
Através desse documento, os inscritos podem se beneficiar com meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de contar com vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537/2015.
Mas, assim como outros benefícios, para solicitar a ID Jovem também é preciso que o interessado cumpra alguns requisitos do programa.
Para te contar quais são eles e como funciona a ID Jovem, elaboramos este artigo para que você entenda o programa e também possa se beneficiar. Por isso, continue conosco e boa leitura!
Quem pode solicitar?
Esse benefício vale para qualquer jovem, estudante ou não, desde que preencha os outros critérios. Então, se você se interessou, saiba que é preciso ter idade entre 15 a 29 anos, além disso, é necessário ter renda familiar total de até dois salários mínimos.
A participação nesse programa também está condicionada ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.
Esse cadastro é a porta de entrada em vários outros programas sociais, pois, é através dele que o Governo Federal acompanha as famílias.
CadÚnico
Antes de te contar como solicitar a ID Jovem, é necessário saber como se inscrever no CadÚnico.
Então, se você ainda não possui o cadastro, basta ir até um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e apresentar seus documentos pessoais, os dados da sua família e um comprovante de residência.
Após fazer a inscrição no CadÚnico, é necessário aguardar cerca de 45 dias para emitir sua ID Jovem. Antes disso, novos cadastros ou atualizações recentes não estarão visíveis para o programa.
Vale ressaltar que, mesmo durante a pandemia, a inscrição dos jovens no Cadastro Único continua como requisito para a emissão da ID Jovem.
Diante disso, a orientação do governo federal é de que as prefeituras continuem atendendo os jovens de baixa renda que possuem o interesse em emitir a ID Jovem.
Serviços oferecidos
Através deste programa, o jovem pode obter meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Além disso, também é oferecido passagens gratuitas em transporte interestadual.
Ao serem esgotadas as vagas gratuitas, as empresas também devem reservar duas vagas em veículo com desconto de 50% no valor das passagens.
Como solicitar?
A ID Jovem é disponibilizada de forma gratuita pela internet. Então, depois de aguardar o período que mencionamos acima, você deve acessar o site https://idjovem.juventude.gov.br/ e registrar os dados solicitados. São eles:
- nome completo;
- nome completo da mãe;
- data de nascimento;
- número do NIS;
Depois, finalize o pedido e aguarde a avaliação do governo federal. Outra opção é acessar o aplicativo ID Jovem 2.0 que está disponível para aparelhos celulares.
Depois da emissão do documento virtual, a validade será de 180 dias e, após esse prazo é necessário fazer a emissão de um novo cartão, por meio do site ou aplicativo. Assim, os requisitos serão novamente analisados para garantir que o interessado possa se manter no programa.
Por Samara Arruda
O post ID Jovem: veja como conseguir o documento que permite viajar de graça apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – As melhores notícias para você.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui