Em meio à pandemia, Instituto Euvaldo Lodi lança novos produtos e serviços, com foco na atração e retenção de talentos e na promoção de projetos inovadores para a indústria

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) ofereceu em 2020, pela primeira vez, cursos gratuitos de educação executiva na modalidade educação a distância (EaD) e, pelo número de participantes, a iniciativa foi um sucesso. Mais de 36 mil pessoas de todo o Brasil se matricularam nos 21 cursos disponibilizados, com foco nas áreas de gestão, finanças e negócios.

Os cursos de qualificação têm como objetivo aumentar a produtividade operacional e contribuir com a performance de quem atua em ambientes corporativos. Além deles, o IEL promoveu ainda, pela primeira vez, uma série de webinars com mentorias em gestão empresarial.

Segundo o superintendente nacional do IEL, Eduardo Vaz, a qualificação diferenciada foi oferecida em um momento importante. “Estamos passando por uma grande transformação no mercado e o IEL está alinhado a isso, conectando, inclusive, empresas e jovens profissionais que não estão nas mesmas cidades por meio do estágio remoto, que se tornou realidade nesse novo cenário”, explica o dirigente.

Conexão

As ações do IEL nos últimos meses vão ao encontro de uma cultura de estímulo à inovação no ambiente de trabalho que vem de muitos anos. Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 1969, o IEL iniciou suas atividades com uma proposta avançada para a época: aproximar os estudantes das indústrias por meio de estágios supervisionados.

Nos anos 1990, quando o Brasil abriu as portas para a concorrência externa, a defasagem tecnológica da indústria brasileira ficou visível. Foi aí que o IEL começou a diversificar suas atividades. Experiências internacionais levaram o instituto a ser procurado por empresários que buscam o aperfeiçoamento da gestão de seus negócios, da inovação tecnológica e da modernização das práticas empresariais.

Hoje, os núcleos regionais do IEL, presentes em todos os estados brasileiros, também ofertam produtos e soluções às empresas de pequeno, médio e grande portes e diferentes segmentos. Entre as organizações parceiras estão Bosch, Unilever, Ford, Braskem, Natura, Lenovo e Bradesco.

O IEL já atendeu mais de 945 mil estudantes de 1.284 instituições de ensino superior parceiras
O IEL já atendeu mais de 945 mil estudantes de 1.284 instituições de ensino superior parceiras

 

“Neste ano tivemos que nos reinventar, investindo na transformação digital para nos aproximarmos de uma maneira melhor de estudantes, profissionais e empresas. E dessa digitalização de processos, criamos aqui na Bahia o Clube IEL de Negócios”, conta o superintendente do IEL do estado, Evandro Mazo.

O clube promove encontros virtuais quinzenais que aproximam empresas compradoras e fornecedoras baianas, com o objetivo de impulsionar parcerias e, também, a economia local.

Novo posicionamento

O ano de 2020 marca, também, uma nova fase do IEL, que ampliou o foco na promoção da inovação no país, conectando indústria, centros de conhecimento e organizações nacionais e internacionais. Com investimentos em tecnologia e em uma reagrupação de seus serviços de maneira estratégica, o instituto tem trabalhado em três frentes principais: gestão empresarial, educação executiva e talentos para a indústria.

A gestão empresarial contempla a oferta de projetos de consultoria e promoção da inovação, além de aprimoramento de competências em gestão. Um dos produtos que serão intensificados é o Lean Office, criado para que as empresas possam agilizar seus processos, reduzir custos operacionais e implantar um sistema de melhoria contínua em áreas administrativas e em atividades de apoio e serviços.

Na educação executiva, a grande novidade é a plataforma digital que reúne programas e cursos para desenvolver competências em gestão para jovens talentos, empresários, executivos e gestores de empresas.

Os já reconhecidos programas Inova Talentos e Inova Global e o Programa de Estágio do IEL estão reunidos na aba de talentos para a indústria. Com eles, o IEL segue atuando no desenvolvimento e na inserção de profissionais no mercado de trabalho com foco na promoção da inovação, da transformação digital e do aumento da produtividade da indústria.

Alcance

Desde 2012, o programa de identificação, seleção e capacitação de jovens para estágios já atendeu a mais de 945 mil estudantes de 1.284 instituições de ensino superior parceiras. Esses jovens se conectaram a mais de 143 mil empresas.

Por outro lado, mais de 420 mil empresários foram qualificados por meio do programa de estímulo ao desenvolvimento de habilidades e competências, direcionado a gestores e executivos, com mais de 38 mil empresas atendidas entre 2012 e 2019.

“Queremos ser vistos como um hub de difusão de conhecimento, seja por meio das nossas capacitações empresariais, de projetos de inovação, atração e retenção de talentos, e tudo isso com parcerias com universidades e empresas, formando uma grande rede de conexões que entrega soluções para demandas reais da indústria”, diz Eduardo Vaz.

Da Revista da Indústria Brasileira / Para a Agência CNI de Notícias

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Fonte: Contabilidade na TV
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