
Por Poliana Nunes, com informações do Iesba
Comunicação CFC
O International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) iniciou, em 12 de janeiro, uma visita de engajamento à Ásia, com passagens por Cingapura, Malásia e Hong Kong SAR, marcada pelo lançamento de seus Viewpoints sobre oito elementos fundamentais para a construção de uma cultura ética e de uma estrutura de governança para empresas de contabilidade.
Os Viewpoints do Iesba foram desenvolvidos para fomentar o diálogo global sobre aspectos essenciais que influenciam a cultura ética e o comportamento em empresas de contabilidade, como liderança ética, governança e sistema de incentivos. A iniciativa também subsidia o desenvolvimento planejado de uma linha de base global sobre cultura e governança no setor.
A agenda de visita inclui ainda debates sobre avanços na definição de normas internacionais e regionais, normas relacionadas à sustentabilidade, lições aprendidas com a implementação da norma Responding to Non-compliance with Laws and Regulations (Noclar) e o Código Iesba reestruturado, bem como mudanças impulsionadas pela tecnologia e investimentos de capital privado em empresas de contabilidade.
Durante a visita, o Iesba irá interagir com uma ampla gama de partes interessadas, incluindo reguladores, organizações profissionais de contabilidade, órgãos normativos, empresas de contabilidade, investidores, diretores financeiros, contadores e autoridades responsáveis pela integridade do mercado e pela prevenção de crimes financeiros, entre outros.
De acordo com o conselho, a iniciativa reforça o papel estratégico da Ásia na adoção e implementação de normas éticas internacionais e a importância da região para o sistema financeiro global e para o trabalho do Iesba.
“Esta iniciativa é uma oportunidade para ouvir, trocar opiniões e aprofundar o envolvimento com as partes interessadas em uma região líder que está moldando a forma como a ética é aplicada na prática”, afirmou a presidente do Iesba, Gabriela Figueiredo Dias.
Viewpoints e diálogos de cultura e governança empresarial
Os Viewpoints de Cultura e Governança Empresarial do Iesba, publicados em 12 de janeiro, respondem ao crescente reconhecimento de que o comportamento ético é moldado não apenas por regras e conduta individual, mas também por fatores organizacionais, como liderança, governança, responsabilidade, incentivos, abertura e transparência. Os Viewpoints não são uma proposta de estrutura. Eles têm como objetivo estimular a reflexão, o aprendizado e o envolvimento, além de apoiar o diálogo informado sobre como deve ser uma futura estrutura global sobre cultura e governança empresarial.
Sua publicação marca o início dos Diálogos sobre Cultura e Governança Empresarial, uma iniciativa global de seis meses por meio da qual o Iesba testará, refinará e desenvolverá ainda mais seu pensamento em estreita consulta com as partes interessadas.
Os materiais de apoio divulgados incluem:
- uma publicação apresentando os Viewpoints sobre os oito elementos da Estrutura de Cultura e Governança Empresarial; os objetivos do projeto e os diálogos planejados para o primeiro semestre de 2026;
- um resumo que fornece uma visão geral breve e não técnica do projeto, os Viewpoints, as discussões futuras e as principais decisões esperadas para 2026;
- uma nota técnica que os Viewpoints, seu contexto e objetivos, questões de engajamento e próximos passos; e
- um artigo que descreve as inter-relações entre os Viewpoints e a Norma Internacional de Gestão da Qualidade 1 (ISQM 1).
De acordo com a presidente do Iesba, “a confiança se tornou um ativo estratégico determinante. As organizações são cada vez mais avaliadas não apenas pela excelência técnica ou sucesso comercial, mas também pelos valores que demonstram, pelos julgamentos que exercem sob pressão e pela confiança que conquistam junto aos mercados, reguladores, investidores e à sociedade em geral”, disse. “Os Viewpoints do Iesba têm como objetivo apoiar a reflexão e o diálogo sobre princípios capazes de fortalecer a confiança e a resiliência.”
Saiba mais sobre o Projeto de Cultura e Governança Empresarial aqui. Outras informações sobre a visita à Ásia, acesse o portal do Iesba.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui



