Por Bianca Sampaio, com informações da fundação IFRS
Comunicação CFC
A International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) apoia o desenvolvimento de uma base global abrangente de divulgações de sustentabilidade – que agora são endossadas pela International Organization of Securities Commissions (Iosco, na sigla em inglês) e estão prontas para serem adotadas e implementadas em todo o mundo. A implementação de alta qualidade IFRS S1 e S2 é fundamental para a missão do International Sustainabilty Standard Board (ISSB, na sigla em inglês).
O ISSB priorizou o clima com a IFRS S2 e cumpriu os requisitos da IFRS S1 para uma divulgação mais ampla de informações direcionada aos investidores sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade. Logo, as empresas precisam de uma base global para uma sustentabilidade que esteja ligada à posição financeira de desempenho.
O presidente da Ifac, Kevin Dancey, afirma que os investidores precisam de uma visão consistente e ampla, e as empresas precisam de uma solução pragmática e oportuna para a questão dos relatórios integrados. Ele aponta que a estrutura <IR> que é comumente usada para fornecer informações iniciais, juntamente com o trabalho anterior do International Accounting Standards Board (Iasb, na sigla em inglês) sobre Comentários de Gestão, fornece um roteiro para os dois conselhos avançarem com ritmo, assim como fizeram com normas S1 e S2, para desenvolver um novo modelo e explicar como uma empresa cria valor sustentável.
A ambição e o impulso demonstrados pelo ISSB desde que foi anunciado na COP 26 devem continuar, e instamos o conselho a utilizar os resultados desta consulta para estabelecer um cronograma a fim de abordar tópicos adicionais de sustentabilidade, incluindo questões de biodiversidade e capital humano/direitos.
A Ifac continua o seu chamado à profissão contábil para trabalhar com reguladores e partes interessadas locais com o fim de apoiar a adoção de normas emitidas pelo ISSB, visando ajudar a desenvolver a capacidade para a sua implementação juntamente com quaisquer requisitos de relatórios complementares locais, além de contribuir com a experiência e o feedback para o ISSB, à medida que seu trabalho de definição de normas continua.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui