Por Simone Kuperchmit
Comunicação Social
A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), juntamente com a Instituto de Contadores Públicos da Inglaterra e do País de Gales (ICAEW, na sigla em inglês) lançou um novo bloco da série educacional “Combate à Lavagem de Dinheiro: O Básico”.
A publicação faz parte de uma série que ajuda os contadores a compreender melhor como funciona a lavagem de dinheiro, os riscos que envolvem essa ação e o que podem fazer para mitigar esses riscos e contribuir positivamente para o interesse público. As novas edições analisam a nova classe de ativos que surgiram na última década, conhecidos como ativos virtuais, incluindo Bitcoin e tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês).
“Combate à Lavagem de Dinheiro: O Básico” é de fácil compreensão, acessível e será um recurso para pequenas e médias práticas (SMPs, na sigla em inglês) e contadores menos familiarizados com o tema, além de fornecer orientação para quem procura uma atualização ou referência rápida. As novas edições da série examinarão as tendências da lavagem de dinheiro e as ferramentas para combater atividades ilegais.
A série é apresentada no site da Ifac (página de destino) e da ICAEW e está disponível para download gratuito. Por ser globalmente relevante, a série usa a abordagem baseada em risco da Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI, na sigla em inglês) – o órgão de vigilância global de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo – como ponto de partida.
Para obter mais informações sobre a Ifac, visite www.ifac.org.
Para obter mais informações sobre o ICAEW, visite https://www.icaew.com/.
Fonte: CFC.org.br
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui