Por Bianca Sampaio
Comunicação Social
A Ifac publicou, nesta semana, um estudo de caso colaborativo com o South African Institute of Chartered Accountants (Saica, na sigla em inglês), sobre as atividades desta entidade no setor público.
O destaque para o setor público contribui para o avanço econômico e social da África do Sul, uma vez que o objetivo é incentivar e atrair talentos para a profissionalização nessa área, além de aumentar o número de membros, bem como apoiá-los por meio do desenvolvimento profissional e advogar em seu nome.
O diretor de participação de membros da Ifac, Stathis Gould, afirma que as organizações profissionais de contabilidade (PAOs, na sigla em inglês) têm um papel crítico a desempenhar no setor público. “As PAOs podem promover o valor de uma força de trabalho profissional, defender os contadores e apoiar o desenvolvimento profissional dos membros, o que ajudará o setor público a fazer mais com menos e, por fim, reforçar a confiança nos serviços e gastos públicos. Saica é um excelente exemplo para aprender”, disse.
O setor público é o maior setor da economia global e detém finanças complexas, demandas competitivas de recursos públicos e a necessidade de transparência e responsabilidade na gestão de fundos públicos. A demanda por profissionais de contabilidade e finanças é alta; no entanto, muitas entidades do setor público, inclusive nos níveis de governo nacional e local, lutam para encontrar candidatos adequados com as habilidades certas para preencher esses cargos.
Para saber mais informações sobre o estudo de caso, acesse aqui.
Fonte: site da fundação IFRS.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui