Por Poliana Nunes, com informações da Fundação IFRS
Comunicação CFC
A Fundação IFRS divulgou os resultados da Conferência sobre Pensamento e Relato Integrado 2024, promovida no mês passado, em parceria com a Italian Foundation for Business Reporting. A conferência reuniu participantes de todo o mundo para discutir o valor dos relatos integrados e como esses documentos apoiam a adoção dos Padrões de Divulgações de Sustentabilidade do International Sustainability Standards Board (ISSB) – IFRS S1 Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade e IFRS S2 Divulgações Relacionadas ao Clima.
As discussões sobre o futuro do relato integrado culminaram em seis conclusões:
1 – A Estrutura de Relatos Integrados é uma ferramenta poderosa para ajudar as empresas a adotar a IFRS S1 e a IFRS S2
Relatos integrados de alta qualidade exigem conteúdo de alta qualidade e resultam em informações comparáveis e úteis para a tomada de decisões nos mercados de capitais. A IFRS S1 e a IFRS S2 exigem que as empresas forneçam conteúdo que possa fortalecer a qualidade dos relatos integrados. Uma empresa que publica um relato integrado já informa seus interessados sobre os riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade e como ela os gerencia para criar valor. Essas empresas estão bem posicionadas para aplicar a IFRS S1 e a IFRS S2, pois as normas se baseiam em conceitos da Estrutura de Relatos Integrados. As informações preparadas de acordo com a IFRS S1 e a IFRS S2 oferecem maior especificidade e permitem a comparabilidade.
2 – O pensamento integrado ajuda as empresas a romper os silos e fortalecer a governança
O pensamento integrado ajuda as empresas a romper os silos internos, identificar riscos e oportunidades e evitar que o processo de divulgação se torne um mero exercício de conformidade. O pensamento integrado pode catalisar o uso da Estrutura de Relatos Integrados por uma empresa e/ou sua aplicação das IFRS S1 e IFRS S2.
3 – O uso da IFRS S1 e da IFRS S2 traz benefícios para os preparadores que já publicam relatos integrados
O uso da IFRS S1 e da IFRS S2 na preparação de um relato integrado melhora a qualidade, a confiabilidade e a relevância do relatório para a tomada de decisão do investidor, aumentando, assim, a adequação potencial do relato para asseguração. A justificativa comercial para a aplicação dessas normas ficará evidente rapidamente, pois a qualidade do envolvimento da empresa com os investidores será aprimorada, assim como a capacidade dos investidores de identificar e comparar informações relevantes sobre riscos e oportunidades.
4 – Os relatos integrados oferecem informações voltadas para o investidor
Para os investidores, o fornecimento de informações relevantes sobre o modelo de negócios, a governança, os riscos e as oportunidades, o desempenho e as perspectivas de uma empresa ajuda na avaliação de questões relacionadas à capacidade de uma entidade de criar, preservar ou corroer o valor a curto, médio e longo prazo.
5 – A Estrutura de Relatos Integrados continua sendo um recurso importante para o IASB e o ISSB
O International Accounting Standards Board (IASB) se baseou na Estrutura de Relatos Integrados para desenvolver a declaração de prática sobre Relatório da Administração, que o IASB espera publicar em 2025. A publicação dessa declaração é mais um passo em direção a maior integração nos relatos. O ISSB usou conceitos da Estrutura de Relatos Integrados no IFRS S1, como governança e informações conectadas, facilitando o caminho para a aplicação das Normas do ISSB por empresas que atualmente usam a Estrutura de Relatos Integrados.
6 – A comunidade de partes interessadas em Relatos Integrados é ampla e ativa
Ao usar o IFRS S1 e o IFRS S2 na preparação de relatos integrados, as empresas estão ajudando a fornecer ao IASB e ao ISSB evidências de “integração nos relatos”, um conjunto de práticas que será testado com os investidores e que poderá informar as decisões dos conselhos. A Federação IFRS convida a todos a opinar.
Aos interessados em participar da Conferência sobre Pensamento e Relato Integrado 2025, inscrevam-se aqui. A conferência será realizada no início de abril, em Tóquio, Japão.
Recursos para relatos integrados
Para as empresas que usam a Estrutura de Relatos Integrados e querem usar a IFRS S1 e a IFRS S2, a Fundação IFRS possui dispositivos para auxiliar, entre eles, os documentos Como aplicar a Estrutura de Relatos Integrados com a IFRS S1 e a IFRS S2: uma ferramenta de mapeamento, e uma versão atualizada do Transição para relatórios integrados: um guia de introdução.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui