A Fundação IFRS divulgou hoje uma versão atualizada de seu material educacional, criado para auxiliar as empresas na abordagem de questões relacionadas ao clima ao preparar suas demonstrações financeiras, de acordo com as Normas Contábeis IFRS (conteúdo disponível em inglês).
Embora as Normas Contábeis IFRS sejam estabelecidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e não tratem explicitamente de questões relacionadas ao clima, elas requerem que as empresas considerem tais questões em suas demonstrações financeiras, caso sejam relevantes. O material educacional oferece exemplos de situações em que as empresas que seguem as Normas Contábeis IFRS podem precisar levar em conta os efeitos das questões climáticas em suas demonstrações financeiras.
Esse material educacional foi inicialmente publicado em 2020, mas a Fundação IFRS lançou essa versão atualizada em resposta a desenvolvimentos recentes, incluindo os padrões de divulgação de sustentabilidade IFRS inaugurais do International Sustainability Standards Board (ISSB), emitidos em 26 de junho de 2023. Ao considerar esses padrões do ISSB, juntamente com o material educacional, as empresas podem obter uma melhor compreensão das questões, como as mudanças climáticas, que afetam suas demonstrações financeiras, além de ajudar na aplicação das Normas Contábeis IFRS.
Além disso, o IASB está atualmente trabalhando em um projeto relacionado aos riscos climáticos nas demonstrações financeiras (conteúdo disponível em inglês), a fim de explorar como essas informações podem ser comunicadas de maneira mais eficaz. O escopo desse projeto também abrangerá riscos relacionados à sustentabilidade e oportunidades, não apenas restritos às mudanças climáticas.
Também há disponibilidade de material educacional sobre como o padrão contábil IFRS para PMEs® exige que as empresas considerem questões climáticas que tenham um impacto significativo em suas demonstrações financeiras (conteúdo disponível em inglês).
Fundação IFRS
A Fundação IFRS (International Financial Reporting Standards) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e promove normas contábeis de alta qualidade, conhecidas como Normas Contábeis Internacionais (IFRS). Ela trabalha em conjunto com o International Accounting Standards Board (IASB) para emitir essas normas, que são adotadas por empresas ao redor do mundo para preparar suas demonstrações financeiras de forma transparente e consistente. A Fundação IFRS tem como objetivo garantir a atualização e relevância das normas contábeis, promover sua adoção global e fornecer orientações e materiais educacionais para auxiliar as empresas na aplicação das Normas Contábeis IFRS.
Por: Gabriel Dau, com informações da fundação IFRS.
O post IFRS publica novas exigências contábeis para questões climáticas apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui