Imagem por @gustavomellossa / @lifeonwhite / freepik - editado por Jornal Contábil

A elaboração da Declaração do Imposto de Renda (IR) deve ser feita com muita atenção, para evitar ao máximo que erros sejam cometidos, em 2022 a Declaração do IR começará a ser entregue no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril.

É preciso estar atento ao elaborar o seu Imposto de Renda, existem alguns erros que podem levar o contribuinte a cair na temida malha fina, é preciso conhecer o que pode te levar a cair na malha fina, para evitar que isso aconteça.

Acompanhe este artigo até o final e conheça os principais erros cometidos pelos contribuintes que mais levam à malha fina. Se informe para o Imposto de Renda de 2022.

Erros que podem levar o contribuinte à Malha fina no Imposto de Renda 2022

  • Informar valores incorretos

O Leão (Receita Federal) está de olho em todas as suas fontes de renda e dos seus dependentes, ele realiza um cruzamento de dados para conferir se as suas informações estão corretas.

Os rendimentos devem ser informados com cuidado no seu imposto de renda de 2022, principalmente quem teve imposto retido na fonte. Geralmente, o erro pode estar na escrita dos números, a separação dos centavos deve ser realizada com vírgulas e não com pontos. 

  • Omitir Receitas

Ao elaborar a sua declaração do Imposto de Renda todas suas receitas devem ser declaradas, como ganhos com aluguéis, salários de empregos antigos e até mesmo a renda dos seus dependentes.

Portanto, se você mudou de emprego em 2021, ou recebeu alguma outra categoria de Renda, não esqueça de declarar.

  • Omitir a Renda dos seus dependentes

Toda sua renda e dos seus dependentes no ano-calendário de 2021 deverá ser declarada no Imposto de Renda 2022, se seus dependentes recebem auxílios, pensão, ou outra renda, isso deve obrigatoriamente ser declarado.

Realize uma simulação e verifique se vale a pena incluir dependentes na sua declaração, afinal, isso pode aumentar a sua renda, e ao invés de te ajudar, você poderá acabar pagando mais Imposto.

  • Tentar abater despesas não dedutíveis 

Despesas com educação e com saúde podem ser deduzidas no Imposto de Renda 2022, entretanto, não são todos os gastos com saúde e educação que podem ser deduzidos no IR.

Segundo a Receita, o contribuinte só deve lançar gastos com saúde feitos em benefício próprio ou de seus dependentes.

Os gastos com Saúde devem ser comprovados através de notas e recibos que contenham a assinatura do profissional de saúde, seu nome completo, CPF e também as informações do paciente.

No caso de educação, cursos extracurriculares, cursos preparatórios, creche, gastos com material, entre outros, não são dedutíveis no Imposto de Renda 2022.

Somente gastos do contribuinte e seus dependentes com mensalidade escolar de ensino infantil, fundamental, médio e superior, incluindo graduação, mestrado, doutorado e especialização podem ser abatidos.

  • Incluir a mesma pessoa em mais de uma declaração 

Por fim, um erro que pode te fazer cair na malha fina no Imposto de Renda 2022 é o seguinte: incluir um dependente ou ser incluído em mais de uma declaração.

Um contribuinte só pode integrar uma declaração, seja como declarante ou como dependente.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

O post Imposto de Renda 2022: Os erros que mais levam à malha fina apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui