Imposto de Renda 2023: Vantagens de enviar seu IR primeiro

O Imposto de Renda (IR) de 2023 teve seu prazo anunciado hoje, dia 14 de fevereiro de 2023, é importante utilizar essa informação a seu favor.

Este ano os contribuintes terão um prazo maior para realizar o envio do seu IR, entretanto, existem algumas vantagens para quem envia a sua declaração com antecedência.

Veja nos próximos tópicos quais são as vantagens de enviar a sua declaração do IR de 2023 primeiro.

Prazo divulgado!

A Declaração do IR poderá ser enviada a partir do dia 15 do mês de março até o dia 31 do mês de maio deste ano.

Portanto, o contribuinte obrigado a enviar o Imposto de Renda de 2023 terá 77 dias para elaborar e enviar a sua declaração, um prazo confortável.

Em 2022, o prazo inicial para enviar a Declaração do IR foi de 53 dias (7 de março até 29 de abril), entretanto, posteriormente, o prazo foi alterado até 31 de maio.

Portanto, é importante aproveitar o prazo inicial da declaração de 2023.

Leia também: Prazo para declarações do Imposto de Renda 2023 vai de 15 de março a 31 de maio

Vantagens de enviar o Imposto de Renda de 2023 primeiro

O pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023 deve ser dividido em lotes, assim como em 2023, portanto, quem enviar a declaração primeiro, recebe a restituição mais rápido.

O primeiro lote deve ser pago até 31 de maio e o segundo  deve ser pago em junho, o terceiro em julho, o quarto em agosto e o último em setembro.

Estamos nos baseando nos lotes de 2022, mas fica claro que, quem envia primeiro, recebe primeiro (se tiver direito a receber restituição).

Em 2023, assim como no ano passado, o contribuinte poderá informar sua chave Pix para receber a restituição do Imposto de Renda.

Outras vantagens para quem envia o IR primeiro são:

• Tempo para encontrar documentos perdidos.
  • Pode se organizar melhor e evitar a malha fina.
  • Evitar o congestionamento do site da Receita.
  • Evitar multa.