Uma empresa requer diversos cuidados, o cumprimento de diversas obrigações fazem da rotina de uma organização, e uma das principais obrigações do ano é o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), vamos te ajudar a se preparar para 2022.
Administrar uma empresa pode ser muito estressante, portanto, tudo que possa facilitar a sua rotina empresarial é uma preocupação a menos.
Acompanhe este artigo até o fim e se informe mais sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, para ficar preparado para esta obrigação em 2022.
Quais são as empresas devem declarar o Imposto de Renda 2022?
Todas as empresas brasileiras estão obrigadas a declarar o Imposto de Renda em 2022, então, é bom conhecer mais sobre esta declaração.
Porém, existem empresas que são dispensadas de declarar o Imposto de Renda, e são as seguintes:
- Empresas do Simples Nacional não precisam fazer a declaração de imposto de renda, elas realizam uma declaração única para todos seus tributos.
- Pessoas físicas que prestam serviços sem vínculo de emprego;
- Órgãos públicos, autarquias e fundações públicas;
- Pessoa física que fornece serviço de empreitada de mão de obra sem a participação de profissionais especializados;
- Condomínios.
Documentos para Declaração do Imposto de Renda de Pessoas jurídicas
Para declarar o IRPJ é necessário preencher diversas informações sobre a renda da sua empresa em um formulário, cada informação é de extrema importância, é preciso cuidado e atenção ao preencher.
Dados errados podem criar muitos problemas para sua empresa, ela pode acabar caindo na malha fina e receber diversas outras punições que podem atrapalhar o seu empreendimento.
É recomendado que a declaração de imposto de renda para Pessoas jurídicas seja elaborada por alguém qualificado.
Na declaração do IR para empresas é preciso ter o balanço patrimonial e a demonstração de resultados.
A empresa deve enviar todo mês diversos documentos para sua contabilidade, para eles poderem se preparar, documentos como:
- Notas de prestação de serviço ou venda;
- Notas fiscais;
- Contas
- Comprovantes de pagamentos.
- Extratos bancários e comprovantes de movimentações financeiras.
Como o Imposto de Renda das empresas é calculado?
Veja a seguir como o IRPJ é calculado:
- As Empresas do Simples Nacional têm seu Imposto de Renda calculado de uma maneira diferenciada, ele é calculado a partir da receita bruta com os outros tributos.
- Lucro presumido, são determinados percentuais de presunção que podem ser de: 1,6%, 8%,16% ou 32% sobre a receita apurada.
- Empresas optantes pelo lucro real são tributadas com base no lucro líquido
- E em casos especiais, o lucro arbitrado, a base de cálculo é determinada pela receita bruta com os seguintes percentuais: 1,92%, 9,6%, 19,2%, 38,4% ou 45%.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O post Imposto de Renda de Pessoa Jurídica: Se prepare para 2022 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui