Sabemos que Imposto no Brasil é caro, mas deve ser pago e de preferência em dia! Existem impostos para residir como o IPTU, o imposto do carro conhecido mais como IPVA e com as empresas não são diferentes. Incidem impostos sobre a sua receita, neste artigo você saberá o por que sua empresa deve pagar os impostos em dia.

O que você verá neste artigo:

  • O que são impostos?
  • Tipos de impostos
  • Impostos para empresas
  • Por que devo pagar o imposto em dia?
  • Planejamento, não seja pego desprevenido! 
  • Conclusão

O que são impostos? 

Os impostos são tributos pelo qual as pessoas pagam ao governo, os impostos são obrigatórios serem pagos, contudo em alguns casos é possível solicitar a isenção do imposto. Mas, são em alguns casos específicos nos quais existem regras para se enquadrar nesse segmento de pessoas que tem isenção do imposto. 

Mas para onde vai todo esse dinheiro que o governo recolhe?  

Grande parte deste dinheiro coletado através dos impostos são destinados para cobrir gastos administrativos do Estado. Você deve ficar atento para efetuar o pagamento dos impostos em dia para não ser multado ou ainda ter uma punição pela infração. Por outro lado, outra parte deste dinheiro é destinado paras serviços básicos do Brasil como saúde, educação, segurança, moradia e transporte público.

Tipos de impostos para empresas

Existem inúmeros impostos no Brasil, eles são divididos por categorias sendo elas: 

  1. Impostos Federais 
  2. Impostos Estaduais 
  3. Impostos Municipais

Veja alguns dos impostos divididos por categorias existentes no Brasil.

Alguns impostos Federais 

  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
  • Instituto Nacional da Seguridade Nacional (INSS)
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Alguns Impostos Estaduais

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
  • Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

Alguns Impostos Municipais

  • Imposto sobre Serviços (ISS)
  • Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)

Impostos para empresas

Você sabe quais são os principais impostos que são cobrados pelas empresas? Veja logo abaixo!

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Contribuição Social sobre o Faturamento (COFINS)
  • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS)
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)
  • Imposto Sobre Serviços (ISS)
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) “Se a empresa tiver funcionário”

Por que devo pagar o imposto em dia?

Toda empresa busca pelo sucesso tanto no financeiro quanto no propósito e para que isso ocorra é necessário atentar-se para os impostos que devem ser pagos em dia. Mas por que? Para entender melhor esta situação vejamos um exemplo básico. Imagine que você é dono de um imóvel pelo qual é alugado para uma pessoa, geralmente o recebimento deste aluguel acontece a cada quinto dia útil do mês. Mas, caso o inquilino fique três ou dois anos sem pagar os alugueis, você ficaria satisfeito ou tomaria alguma providência para mudar esse cenário? 

Da mesma forma ocorre com o governo, você deve pagar imposto para que seu negócio funcione e não tenha que ser “despejado”. Um empreendedor de sucesso não fica reclamando de pagar impostos, mas ele encontra uma maneira de pagar menos ou então reduzir os valores dos impostos. Qual empreendedor você é? 

Após analisar o exemplo vamos mais a fundo para compreender melhor o por que você deve pagar os impostos em dia! Ter um controle financeiro é fundamental para que não falte dinheiro para efetivar os pagamentos dos impostos. Caso você não tenha dinheiro suficiente para pagar os impostos você poderá optar por fazer uma promoção no seu seguimento para conseguir dinheiro. 

O que muitas pessoas fazem e solicitar empréstimos sem ter um planejamento financeiro adequado para analisar se será capaz de bancar essa dívida para pagar outra dívida. Ou em outros casos a pessoa nem faz questão de pagar mesmo, gerando acumulo de juros que são altos. Com os juros acima do esperado é como se você tivesse pagando dois impostos iguais num mesmo período. Não faça isso, no próximo tópico vamos falar sobre planejamento para ajudá-lo a se organizar melhor e ter dinheiro para pagar os devidos impostos. 

Imposto no Brasil: Por que sua empresa deve pagar em dia

Planejamento, não seja pego desprevenido! 

O planejamento é fundamental para qualquer coisa na vida. Seja o planejamento de uma lista de compras no supermercado ou o que irá fazer ao decorrer de um longo dia. Assim como na vida pessoal, na vida do empreendedor não é diferente. Mas, no caso do PJ é inadmissível não ter um bom plano e estruturado com qualidade.  

Para compreender melhor, veja um simples acontecimento. Todo início de ano existe imposto que todos devem pagar tais como o IPVA, se é fato que todo início do ano ele existe e estará batendo na sua porta ou melhor no carteiro. Por que você insiste em reclamar? Precisa ser pago e ponto! Mas, como pagar sem prejudicar suas finanças? 

Como coincidência, todo fim de ano para os trabalhadores empregados CLT existe o 13° salário. Este pagamento é feito pela empresa ao funcionário. Sabe esse dinheiro extra, que tal usá-lo para pagar o seu IPVA em vez de fazer compras de fim para os amigos? 

Da mesma forma ocorre com quem é PJ, todos os anos existem os mesmos impostos, mesmos tributos, mesmas taxas. Em vez de reclamar deles por que não guardar uma porcentagem do dinheiro ganho ao decorrer do ano para destinar com intuito de pagar esses impostos no ano seguinte?  

Viu? Você não precisa sofrer. Você só precisa de um bom e estruturado planejamento financeiro!

Conclusão

Impostos no Brasil de forma geral são complicados, os contadores podem nos ajudar a identificar formas de reduzir ou eliminar tais impostos na sua empresa. Os impostos são débitos que o governo cobra para a legal de atuação da sua empresa no mercado, muitas vezes esse dinheiro recolhido é destinado para administração. 

Contudo, esse dinheiro deve volta para a sociedade seja de forma em segurança pública, assistência médica, escolas, infira estrutura e etc. Neste artigo você pode ver quais são os impostos existentes e que se classificam por categorias sendo Impostos Federais, Estaduais e Municipais. Assim como esses impostos foram apresentados os que as empresas devem pagar e dicas de um bom planejamento sem comprometer as finanças do empreendedor.

Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Fonte: Marbo Contábil

Imposto no Brasil: Por que sua empresa deve pagar em dia

O post Imposto no Brasil: Por que sua empresa deve pagar em dia apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui