A prática de um novo modelo econômico em que a natureza seja protegida e priorizada foi o destaque no primeiro dia do Inova Amazônia Summit, nessa quarta-feira (21). O maior evento do setor de inovação e bioeconomia da região reúne startups, especialistas e líderes envolvidos no desenvolvimento de negócios sustentáveis no bioma amazônico em Macapá (AP) até a próxima sexta-feira (23).

Na abertura, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou que a ocasião é uma grande oportunidade para mostrar ao mundo uma forma saudável de desenvolver a economia seguindo o exemplo da região.

O mundo precisa olhar para o processo econômico saudável da Amazônia. Estamos vivendo uma grande oportunidade. Temos a Amazônia, seis biomas e um povo que tem uma gigante criatividade, que nos tirou do atraso da fome e da miséria e está nos consolidando como a oitava maior economia do mundo. Não somos nós que estamos destruindo a natureza. Somos um modelo para a economia no mundo.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

Além da sustentabilidade, a inclusão e a inovação são fundamentais, segundo o presidente do Sebrae, para que seja promovida uma economia mais justa. “Ao reunir esses conceitos, temos que ter clareza que eles trazem qualidade de vida, longevidade. Isso deve ser para todos. Não podemos ter um mundo inovador, sustentável, globalizado e convivermos com 750 milhões de seres humanos na fome”, ressaltou.

O Inova Amazônia Summit está alinhado ao programa Inova Biomas, do Sebrae, e desempenha um papel no desenvolvimento da bioeconomia na região amazônica. O evento atua como catalisador para inovações e colaborações, além de ser uma vitrine de soluções do setor.

Décio reforçou o desenvolvimento de uma economia sustentável para o planeta. Foto: Márcia do Carmo.

A iniciativa também busca amplificar os impactos positivos da COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano. O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, exaltou a realização do evento na capital amapaense. “É do Amapá para o mundo. Daqui virá um jeito novo de fazer as coisas, onde a vida, as pessoas e a natureza são a grande força”, defendeu.

Devemos pensar grande, pois dá o mesmo trabalho de pensar pequeno. Isso nos dá muito mais entusiasmo, que nos faz extrapolar os nossos limites, criar, inovar e fazer as coisas diferentes e melhor. Todas as instituições estão aqui por uma causa: o pequeno negócio.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae.

Durante o evento, também ocorreu a entrega de certificados de Indicação Geográfica (IG) para as Cooperativas de Produtores de Abacaxi de Município de Porto Grande e do Açaí do Arquipélago do Bailique e a assinatura de um convênio para funcionamento da Faculdade Sebrae no estado e um termo de compromisso para a criação de um polo de gastronomia da entidade. O evento contou com a participação do governador Clécio Luis, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Zeferino Pedroso, e do presidente do Conselho Deliberativo Sebrae AP, Josiel Alcolumbre.

A COP30 foi tema de painéis contaram com a participação de integrantes do Sebrae – Vinícius Lage (gerente da Unidade Internacional) e Maria Domingas Paulino (diretora-técnica do Sebrae Pará) –, que debateram sobre a inovação e a identidade do povo amazônico.

Programação

Durante o Inova Amazônia Summit, o público presente poderá participar de palestras e painéis sobre inovação e sustentabilidade e realizar networking estratégico com grandes nomes da bioeconomia e do empreendedorismo. Os participantes terão ainda acesso à exposição de tecnologias e bioprodutos inovadores para o desenvolvimento sustentável e oportunidades reais de negócios e investimentos para impulsionar seus projetos. Figuras com Carlinhos Brown, Miguel Falabella e Helena Bertho (Nubank) estão confirmadas.

A programação conta também com apresentações de artistas locais e nacionais, expressões artísticas indígenas como pintura corporal e pintura em tela ao vivo. O público em geral participará ainda de uma experiência imersiva na bioeconomia inovadora proporcionada pelas “Rotas da Inovação”, percursos cuidadosamente selecionados para que os participantes possam conhecer de perto ações inovadoras e sustentáveis realizadas na região.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui