A abertura de uma empresa requer diversos procedimentos que podem ser complexos e desgastantes, uma das etapas da abertura de um empreendimento é a Inscrição Municipal, nós vamos te explicar mais sobre ela.
Abrir um empreendimento pode ser complicado, mas é preciso ter conhecimento sobre as etapas necessárias para o seu negócio funcionar. Hoje vamos te explicar sobre alguns números importantes para sua empresa.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e descubra o que é a Inscrição Municipal e como realizar a consulta dessa numeração.
O que é a Inscrição Municipal?
A Inscrição Municipal é o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário do Municipal, esses dados ficam no seu alvará de funcionamento, um documento emitido pelas prefeituras.
Após conseguir a Inscrição Municipal, poderá ser solicitado o alvará para o negócio começar a funcionar normalmente.
A Inscrição Municipal permite solicitar o alvará de funcionamento, e também serve para os empreendimentos pagarem o ISS (Imposto sobre Serviços).
Esse imposto é obrigatório para empresas que trabalham com prestação de serviços, sendo cobrado nas notas fiscais dos serviços prestados.
Além disso, a Inscrição Municipal ajuda o empreendedor a conseguir documentos como uma CND (Certidão Negativa de Débitos) para participar de licitações, além de servir para conseguir laudos de vistorias e licenças.
Inscrição estadual
Os empreendimentos que trabalham com venda de mercadorias, além da Inscrição Municipal, também estão obrigados a realizar a Inscrição Estadual.
Para que o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) seja pago de uma maneira correta.
Isentos da inscrição estadual
Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas que prestam somente serviços, não precisam realizar inscrição estadual, isso já diminui a burocracia para abertura desses empreendimentos.
Mas o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e a Inscrição Municipal continuam sendo feitos sempre que uma empresa é aberta.
Estando com tudo certo, a sua empresa poderá ser aberta e aproveitar todos os direitos e deveres de uma pessoa jurídica.
Como consultar a Inscrição Municipal
Para consultar o número da Inscrição Municipal é só conferir o alvará de funcionamento, pois, como já falamos acima, é onde a inscrição fica registrada.
Então, nós te recomendamos sempre deixar o seu alvará em um local de fácil acesso e onde ele fique fixo e possa ser visto por todos, desta maneira, sempre que você precisar, poderá conferir.
O alvará também pode ser digitalizado e guardado em alguma pasta, nuvem, ou qualquer local que torne a consulta a Inscrição Municipal mais fácil.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Inscrição Municipal: O que é e como consultar o número? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui