Inscrições abertas para o Projeto de inserção de pessoas com autismo e deficiência intelectual no mercado de trabalho

Com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro, o Ensina Itinerante PRONAS/PcD 2023, projeto executado pela ASID Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde, está com inscrições para formação profissional de pessoas com autismo e deficiência intelectual. O projeto tem por objetivo o aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais para ingresso no mercado de trabalho e apoiar essas pessoas em processos seletivos para vagas de emprego.  

Totalmente on-line e com carga horária de 320 horas, com 80 encontros ao longo de três meses, o projeto tem conteúdo gravado duas vezes por semana, seguido do envio de exercícios e uma aula síncrona. O Ensina Itinerante também disponibiliza mentoria e orientações profissionais para pessoas com deficiência, focando no desenvolvimento de talentos e virtudes dessas pessoas para o processo de inserção e reinserção no mercado de trabalho. 

Leia mais: Projeto Inclui Autistas Na Lei De Atendimento Preferencial Para Pessoas Com Deficiência

No total, serão disponibilizadas 300 vagas nos cursos profissionalizantes, nas áreas de Logística, Administrativa, Produção, Varejo, Informática, Elaboração de currículo e Entrevista e Trabalho em Equipe. As pessoas participantes terão simulações de ambiente de trabalho para o aprimoramento de habilidades técnicas (hard skills), assim como de habilidades comportamentais e socioemocionais (soft skills). Após serem orientadas sobre a importância da qualidade de vida, quem participa do projeto, irá elaborar um planejamento de vida. 

Ensina Itinerante

De acordo com Michely Ribeiro, líder do projeto, o Ensina Itinerante faz parte do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência e é financiado pelo Ministério da Saúde. “O projeto garante que pessoas com autismo e deficiência intelectual tenham oportunidades de qualificação profissional e desenvolvam habilidades importantes para atuação no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo dá para as empresas e organizações oportunidade de inclusão, ampliando seu quadro de profissionais diversos”, afirma. 

Paralelamente à realização do curso, a ASID também busca parcerias com empresas e organizações que podem ser futuras contratantes das pessoas que realizam os cursos, facilitando a participação em processos seletivos e, consequentemente, o ingresso no mercado de trabalho.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro, pelo link https://bit.ly/3XgaP1K, e são direcionadas a pessoas com autismo e deficiência intelectual residentes em Curitiba (PR) e Região Metropolitana. O início das aulas está previsto para o mês de março. Mais informações, acesse www.asidbrasil.org.br.  

Leia mais: Projeto Determina Que Informações Sobre Transtorno Do Espectro Autista Estejam No Cartão De Vacinação

Sobre a ASID Brasil 

A ASID Brasil é uma plataforma de soluções para inclusão socioeconômica da pessoa  com deficiência. Idealiza, executa e dissemina soluções de desenvolvimento social em todo território nacional. Suas soluções criam oportunidades para pessoas com deficiência e seu núcleo familiar, além de incentivar novas tecnologias sociais. Com mais de 12 anos de atividades, 120.000 pessoas impactadas e mais de 8 mil voluntários, a ASID Brasil conta com reconhecimentos nacionais e internacionais  como Melhores ONGs Época, United People Global, e o Prêmio Viva Idea como melhor solução de impacto coletivo da América Latina.

O post Inscrições abertas para o Projeto de inserção de pessoas com autismo e deficiência intelectual no mercado de trabalho apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui