Por Lorena Molter
Comunicação CFC

A XXX Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem) já tem data marcada. O evento, tradicional no âmbito da Contabilidade Pública, é gratuito e acontece de 24 a 28 de março. A edição será presencial e acontecerá em São Paulo/SP na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) – Campus Liberdade. As inscrições ocorrem no período de 10 a 12 de fevereiro, ou até quando durar as vagas, e devem ser feitas pelo Sistema de Eventos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O encontro é voltado para servidores e/ou gestores públicos dos estados, municípios e Tribunais de Contas que atuem em rotinas de Contabilidade e responsabilidade fiscal; profissionais que utilizam a contabilidade aplicada ao setor público, além de governadores, prefeitos, controladores, secretários,

procuradores, conselheiros de Tribunais de Contas e demais autoridades interessadas.

A organização e realização do evento está a cargo da Secretaria do Tesouro Nacional (STN); do CFC; e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP). A iniciativa conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP); do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP); e da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP).

Conteúdo

A Secofem terá 33 módulos e abordará assuntos como Procedimentos Contábeis Orçamentários (PCO); PCO – Fontes ou Destinação de Recursos e Transferências da União; Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP); Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PCP) – I; Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PCP) – II; MCASP – alterações 2025 com foco em Benefícios Sociais e Instrumentos Financeiros; Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP); notas explicativas; princípios de auditoria financeira e sua aplicação tendo como critérios as normas contábeis e fiscais brasileiras; contabilização do RPPS; Procedimentos Contábeis Específicos – consórcios públicos; NBC TSP Estrutura Conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Panorama Geral e Elementos das Demonstrações Contábeis;

custos de empréstimos e operações de crédito; padrões contábeis internacionais aplicados ao setor público; demonstrativos fiscais com foco em mapeamentos; entre outros temas.

Certificados

Haverá emissão de certificados para os participantes que cumprirem os requisitos. Os documentos serão emitidos on-line, cinco dias úteis após o término do evento. O registro de frequência dos participantes acontecerá na primeira meia hora de aula de cada período. Contudo, pode haver um segundo registro ao final de cada módulo.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui