Por Simone Kuperchmit
Comunicação Social
Nos últimos anos, houve um maior enfoque nas pequenas e médias empresas (PMEs) que prestam serviços de consultoria empresarial e nas oportunidades disponíveis para expandir tais serviços. Cabe ressaltar que para muitas PMEs, a maior parte de suas receitas são geradas por serviços de compliance, incluindo contabilidade, auditoria e tributação, mas com os avanços na tecnologia e as tarefas repetitivas sendo cada vez mais automatizadas, há maior espaço para as empresas analisarem dados e oferecerem consultoria estratégica aos clientes.
O ‘Plano de Ação de Transformação Prática – Um roteiro para o futuro’, da Ifac, destacou a necessidade de as empresas serem mais proativas do que reativas e passarem de uma visão retrospectiva para uma visão prospectiva, utilizando insights orientados por dados. Também se observou que o trabalho de maior valor é focado no futuro com base na análise e interpretação.
Um artigo recente (Pequenas Empresas permanecem como mais confiáveis durante a Pandemia) demonstrou como as pequenas empresas têm sido fundamentais no apoio a seus clientes, incluindo tanto o apoio emocional quanto prático por meio da prestação de diferentes serviços, como consultorias sobre programas de apoio governamental covid-19, previsões de fluxo de caixa e utilização de relatórios dashboard para discussões baseadas em números em tempo real. Essas reuniões têm auxiliado os clientes na gestão de dificuldades financeiras, tomadas de decisões difíceis e de ações adequadas.
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Fonte: site da Ifac.
Fonte: CFC.org.br
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