A transição capilar foi o pontapé inicial para Marina Ulhôa embarcar no universo do empreendedorismo e conquistar, em 2022, um troféu no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. “O prêmio foi um divisor que me possibilitou entender que eu estava no caminho certo, acreditar em mim e ver potencial no negócio. Eu pude ampliar minha rede, além de ter aberto portas de oportunidade para participar de diversos eventos no Sebrae”, declarou a empresária.

A Sócia fundadora do Fusilli, espaço dedicado à Atenção Humano Capilar, iniciou sua jornada a partir de uma insatisfação com os próprios cabelos.

A Fusilli surgiu da minha vontade de proporcionar a outras pessoas, especialmente mulheres e crianças, a quebra de ciclos de violência relacionadas a cabelos com curvatura.

Marina Ulhôa, empreendedora.

Além de empreendedora, Marina é Farmacêutica Tricologista, Terapeuta capilar e Cosmetóloga. Ela conta que ao retornar ao Brasil, depois de uma temporada na Europa, percebeu uma lacuna que precisava ser preenchida: a existência de espaços profissionais dedicados ao acolhimento, atendimento e manutenção de cabelos naturais. Para embarcar nesse desafio de abrir um negócio do zero, a empresária contou diretamente com o apoio do Sebrae.

Marina Ulhôa, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Foto: Divulgação.

“O Sebrae faz parte da história da Fusilli desde o início, foi fundamental no nosso desenvolvimento como gestores dos nossos próprios negócios. Começamos pelo Empretec e vários outros cursos de capacitação e entendimento de como atuar no mercado”, enfatiza Marina.

Nesse caminho, ela se deparou com a oportunidade de se inscrever no Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios. A partir da inscrição foi só sucesso, Marina foi a vencedora da premiação na categoria de Microempreendedora Individual (MEI) em 2022.

Desde então, a Fusili extrapolou as expectativas da empreendedora e hoje conta com uma equipe de três pessoas e uma marca de produtos de beleza, a OCCs Cosméticos Responsáveis e de Impacto. Se assim como a Marina e tantas outras vencedoras da premiação você quer alavancar sua jornada empreendedora, agora é a oportunidade! As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios estão abertas até o dia 15 de junho.

Foto: Hermínio Nunes.

Como se inscrever?

As empreendedoras interessadas em se inscrever devem preencher o formulário eletrônico disponibilizado na página do PSMN. Diferentemente de anos anteriores, o envio de um vídeo com pitch da candidata não será mais obrigatório, cabendo a ela a decisão de inserir ou não o conteúdo no momento da inscrição.

Podem participar empreendedoras com mais de 18 anos, proprietárias de negócios formalizados até janeiro de 2024. A iniciativa tem como objetivo reconhecer o trabalho de mulheres empreendedoras e inspirar outras a investirem em seus sonhos e no próprio potencial. Ficou com dúvidas de como participar? Acesse um tutorial completo com o passo a passo para finalizar sua inscrição.

Sobre o PSMN 2025

O Prêmio possui cinco categorias para contemplar diferentes negócios liderados por mulheres e 3 etapas: estadual, regional (que neste ano foi ampliada) e, por fim, a nacional. A divulgação das vencedoras está prevista para o fim de outubro.

Na etapa nacional, as 35 vencedoras regionais (5 vencedoras por categoria para cada uma das sete regiões em que o país foi dividido) estarão automaticamente classificadas para a Final Nacional da premiação. O Sebrae custeará as despesas de deslocamento e diárias das 35 finalistas regionais que participarão de missão técnica nacional durante o evento de premiação.

Premiação

Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria, que receberão de R$ 10 mil a R$ 30 mil, capacitação do Empretec, missão e mentoria on-line (para as primeiras colocadas). Os valores dos prêmios sofrerão a retenção dos impostos e contribuições, conforme legislações aplicáveis em vigor, sendo repassado às premiadas o valor líquido após retenção.

Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui