O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando a população para que não caia em golpes envolvendo a Prova de Vida.
O órgão recebeu nos últimos meses denúncias de que criminosos estão se passando por servidores e pedem o envio de dados para evitar um suposto “bloqueio nos pagamentos” do benefício para obter dados pessoais dos beneficiários.
O INSS informou que a Prova de Vida está suspensa até o dia 31 de dezembro deste ano.
A partir do próximo ano, o Instituto vai implementar mudanças no processo, quando passará a ser utilizada a base de dados públicos, incluindo governo federal, estadual e municipal, além de atos como votação nas eleições e vacinação para fazer o procedimento.
Apesar da retomada, a realização da Prova de Vida não será mais uma obrigatoriedade por parte do cidadão, já que esta passará ser feita de forma automática e de responsabilidade do próprio INSS.
Evitando fraudes
Na época, o presidente do INSS, e hoje ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, durante o lançamento do novo formato da prova de vida em fevereiro deste ano, declarou que a medida tem a intenção de evitar fraudes no pagamento de benefícios.
“A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nosso, do INSS, com todas as bases de todos os órgãos do governo. Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas”, disse Oliveira.
Atenção nos contatos
Com o objetivo de orientar os beneficiários para que não caiam nos golpes, o órgão recomenda que algumas atitudes sejam tomadas.
Por meio de uma publicação no site do próprio INSS, é indicado que o cidadão mantenha os seus dados de contato e endereço residencial atualizados pelo site e aplicativo Meu INSS. Também é possível fazer a atualização pelo telefone 135.
O Instituto ainda alerta para não atender ligações suspeitas que solicitem dados pessoais em nome do instituto.
A entidade afirmou, em postagem em seu site, que o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para pedir dados, nem pede o envio de fotos de documentos. Ainda Alertou que, caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do Instituto, o beneficiário não deve atender a solicitação, desligando e bloqueando imediatamente o contato.
“Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação”, informou a entidade.
Fonte: Contábeis
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