O Instagram hoje é uma das redes sociais mais desafiadoras para quem deseja obter resultados orgânicos, ou seja, que não desejam pagar para maior alcance. Em 2019 já era notado que o alcance orgânico de postagens no Instagram despencou.
É claro que por trás desse novo algoritmo do Instagram, está a estratégia de aumentar a sua monetização, ou seja, levar os usuários a anunciar na plataforma para o alcance de maior audiência. A consultoria de comunicação Biquara Contents esclarece sobre as principais mudanças nessa plataforma.
Esteja por dentro das principais mudanças no Instagram
Mudança de algoritmo ou alcance de postagens
Uma postagem no Instagram será mostrada para 10% do seu público e assim será medido o interesse da sua audiência para determinar se esse post deve ou não ser mostrado aos demais. Se uma nova postagem tiver bom alcance dentro de 10% desse público, obviamente deverá chegar a mais pessoas.
Engajamento
Uma outra mudança nessa rede é a restrição na exposição das publicações com base no envolvimento. Se alguém comentar no seu post, por exemplo, o ideal é que responda dentro de uma hora ou a visibilidade da postagem cairá gradualmente.
Uso de hashtags nas legendas
Hoje é possível usar até 30 hashtags em uma publicação, mas vale o alerta de que agora o menos é mais, ou seja, um número reduzido de hashtags (fala-se em no máximo 5), sem repetições em todas as postagens (o que pode ser compreendido como spam).
Critérios para exibição no feed
Já que dentre as principais mudanças no Instagram está o alcance, vale frisar o que é levado em conta para que uma postagem apareça no seu feed. Há três fatores que devem ser levados em conta: interesse, caráter recente e relacionamento.
Interesse– é analisado pelo Instagram, de acordo com o que a pessoa curte e quais as suas interações na rede, o que é mais importante e precisa ser mostrado no topo do feed. O alcance depende do que os mecanismos na plataforma consideram que é mais relevante para essa pessoa;
Caráter recente – o novo algoritmo do Instagram vai considerar prioridade as publicações mais recentes e não aquelas mais antigas, de uma semana atrás, por exemplo;
Relacionamento – para o Instagram existe a questão da proximidade. Se a pessoa tem uma boa relação com as suas publicações, sempre comenta, curte, etc., provavelmente os seus posts serão um dos primeiros que ela verá no feed.
É possível diante dessas mudanças, conseguir resultados orgânicos com o Instagram?
Sim é possível, há algumas maneiras de melhorar a visibilidade orgânica de suas postagens no Instagram, respeitando algumas regras, como:
Não faça posts comerciais em conta pessoal
No Instagram há a opção de conta pessoal, comercial e de criador de conteúdo. É fundamental que se atente a esses detalhes, afinal, a plataforma não vê com bons olhos publicações comerciais em contas pessoais e uma conta pode ser banida por essa razão.
Comentários devem ter 4 palavras ou mais
Comentar com apenas uma palavra ou emoji pode fazer com que uma conta seja considerada um bot, ou seja, robô. O ideal é que comentários tenham quatro palavras ou mais, para que sejam considerados engajamentos na publicação.
Quanto às hashtags
Já falamos um pouco sobre a importância da limitação e variação de hashtags em uma postagem. Há alguns pontos importantes que você deve considerar:
- Hashtags em comentários não aparecem mais nos resultados de pesquisa, ou seja, elas precisam estar junto à legenda da imagem;
- Não edite a legenda nas primeiras 24 horas após a publicação, isso restringe significativamente o alcance da sua postagem;
- Não exclua a postagem e repita o processo, isso também diminui o alcance junto ao público.
Faça vídeos
para “burlar” as principais mudanças no Instagram, aposte nos vídeos, afinal, é uma mídia reproduzida automaticamente quando a sua postagem está rolando no feed do seguidor e a imagem em movimento chama muito mais a atenção do que a imagem estática.
“Ah, mas eu preciso de um vídeo incrível, imagem, produção incrível…”, as pessoas querem conteúdo de qualidade, o mais importante, tenha certeza, é a mensagem que você está entregando ao público. O processo de fazer e editar vídeos pode ser aperfeiçoado com o tempo.
Aposte nos Stories
Muitas marcas têm optado por publicar menos no feed e mais nos stories, por uma razão simples, geram muito mais engajamento. Podem ser postados vídeos curtos, imagens, frases, uma diversidade de formatos. Vale também lembrar que os stories estão no topo de visibilidade para quem acessa o Instagram, sendo assim, se alguém entra no seu Stories e se agrada, a chance de engajamento com a sua marca é muito maior.
Lives
Quando alguém faz uma live, os seguidores recebem notificação, o ao vivo e improvisado geralmente prende a atenção das pessoas, é uma maneira de se fazer conhecer e gerar identificação com o público.
Acione as notificações no Instagram
Em configurações no Instagram, há a opção notificações, se certifique de que está acionada, afinal, esse é um recurso que notifica os usuários quando você fizer uma nova publicação no feed, stories, quando estiver ao vivo, etc.
Se atente aos horários
No Instagram você consegue uma estimativa de melhor horário dentre o seu público para que faça as postagens. Basta acessar o campo informações, depois público e no final há a opção “seguidores”, em que é possível ver quais os melhores horários para postar em cada dia da semana.
Produza conteúdo diariamente
Quem publica ocasionalmente terá menos chances de gerar engajamento na plataforma. O ideal é ter um planejamento e cronograma de postagens, oferecendo material novo aos seus usuários todos os dias.
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Fonte: Jornal Contábil
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