Por Simone Kuperchmit
Comunicação CFC
A Conferência da Fundação IFRS 2024, realizada nos dias 24 e 25 de junho, apresentou as mais recentes ações desenvolvidas pelo International Accounting Standards Board (Iasb) e do International Sustainability Standards Board (ISSB), bem como insights de especialistas do setor. O evento reuniu mais de 400 delegados de mais de 60 jurisdições.
No discurso de abertura, Andreas Barckow, presidente do Iasb, analisou os desafios da complexidade no ambiente de negócios moderno e seu efeito nos relatórios financeiros. O representante da entidade ressaltou que a complexidade pode constituir um obstáculo para a comunicação efetiva entre empresas e investidores; estes, por sua vez, enfrentam dificuldades para entender e utilizar as informações financeiras disponibilizadas.
Barckow descreveu as seis áreas nas quais o Iasb adota medidas para lidar com a complexidade. O presidente do Iasb, por fim, exortou todas as partes interessadas a se engajarem ativamente no diálogo com a entidade para resolver, de forma conjunta, os desafios causados pela complexidade e aprimorar os relatórios financeiros de interesse público.
Na sequência, Emmanuel Faber, presidente do ISSB, forneceu atualizações sobre as realizações do conselho desde a edição das normas inaugurais IFRS S1 Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade e IFRS S2 Divulgações Relacionadas ao Clima em 2023. Ele se concentrou nos três temas de entrega, realização e responsabilidade no trabalho do ISSB.
Faber ainda abordou que o progresso na adoção das Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS, após a publicação do Guia Inaugural de Jurisdição; as orientações sobre interoperabilidade desenvolvidas pelo ISSB para ajudar as empresas a aderir a estas diretrizes e às normas europeias de relatório de sustentabilidade; a evolução das relações estratégicas do ISSB para consolidar o panorama da divulgação de informações sobre sustentabilidade e reforçar a linha de base global; e o foco futuro do ISSB: o próximo plano de trabalho da entidade, com vigência de dois anos.
O evento ainda contou com palestras e debates, nos quais foram discutidos temas como as atualizações do Iasb e do ISSB e a IFRS 18.
Para saber mais informações, clique aqui.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui