Por Poliana Nunes, com informações do Ifac
Comunicação CFC
A International Federation of Accountants (Ifac) e os Contadores Profissionais Certificados do Canadá (CPA Canada, na sigla em inglês) desenvolveram o relatório Compreendendo a proteção de denunciantes: leis, práticas, tendências e principais considerações de implementação, o qual fornece às organizações profissionais de contabilidade, aos contadores e às autoridades de todo o mundo uma visão sobre questões atuais de legislação voltada à proteção de denunciantes, bem como considerações políticas fundamentais para ajudar a garantir que as estruturas locais estejam adequadas ao objetivo.
Para difundir o documento em todo o país, a Ifac e o CPA Canada promoveram um evento no último mês de dezembro, que contou com mais de 130 jurisdições. Na ocasião, os especialistas discutiram o papel dos denunciantes e como podem ajudar a resolver alguns dos problemas mais graves que a sociedade enfrenta. Exploraram, também, as melhorias legislativas positivas na proteção dos denunciantes em várias jurisdições e as oportunidades para melhorias adicionais.
Os debates confirmaram que continuam a existir lacunas generalizadas entre a adoção e a implementação em todo o mundo, e o progresso no reforço da proteção dos denunciantes continua a ser um desafio. Os denunciantes continuam sendo processados e demitidos. Ao mesmo tempo, a compreensão dos custos de não proteger os denunciantes se torna cada vez mais clara.
Compreendendo a proteção de denunciantes: leis, práticas, tendências e principais considerações de implementação destaca o crescimento exponencial das estruturas de proteção de denunciantes em todo o mundo. Atualmente, mais de sessenta jurisdições já possuem leis dedicadas à proteção de denunciantes e este número cresce exponencialmente a cada ano.
Para mais informações, acesse a matéria completa aqui.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui