Por Luciana Costa
Comunicação CFC
A International Federation of Accountants (Ifac), a CPA Canada e o Institute for Sustainable (ISF) publicaram relatório sobre os mercados voluntários de crédito de carbono. O documento é dirigido a profissionais da contabilidade e atores potenciais do mercado, incluindo empresas e fornecedores de capital, e traz considerações relevantes a esse público.
O documento, intitulado Compreendendo os Mercados Voluntários de Carbono: principais considerações para contadores profissionais e compradores sobre o ciclo de vida do crédito de carbono, analisa os mercados voluntários de carbono (VCMs), as normas e as melhores práticas relacionadas para aumentar a confiança nos mercados de carbono e incentivar o investimento em projetos e esquemas credíveis de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE).
O relatório, que foi integrado ao plano de trabalho atualizado da International Organization of Securities Commissions (Iosco) para 2024, responde a questionamentos como: Por que existem mercados voluntários de carbono? Como eles diferem dos mercados de compliance? O que é um crédito de carbono e como é processado e utilizado? Quem participa no mercado e por quê? Quais são as críticas aos créditos de carbono e aos riscos e desafios para os participantes do mercado? E quais são as considerações para verificar, avaliar e precificar créditos?
O documento publicado é a primeira parte de outras duas edições que irão aprofundar as questões contabilísticas e de divulgação, especialmente no contexto de riscos identificados e áreas de manipulação no mercado. Para acessar o relatório Compreendendo os Mercados Voluntários de Carbono: principais considerações para contadores profissionais e compradores sobre o ciclo de vida do crédito de carbono, clique aqui.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui