Por Bianca Sampaio, com informações da Ifac
Comunicação CFC
A International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês), lançou na última semana uma Lista de Verificação de sustentabilidade para pequenas e médias empresas (SMEs, na sigla em inglês), com o objetivo de ajudá-las a maximizar os benefícios da incorporação da sustentabilidade em suas estratégias e nas operações comerciais.
A Lista de Verificação (checklist) é uma ferramenta de diagnóstico projetada para ser adaptada por cada empresa de acordo com suas circunstâncias, incluindo seu setor industrial, ciclo de vida e produtos e serviços fornecidos. Essa lista possui uma gama de iniciativas e ações a serem consideradas em termos de fatores ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês).
Tal como referido em artigos anteriores da Ifac, como o “Informação de Sustentabilidade para Pequenas Empresas: The Opportunity for Practitioners”, as empresas de contabilidade e de auditoria de pequeno e médio portes (SMPs, na sigla em inglês) estão numa posição ideal para ajudar as SMEs nesta jornada devido ao seu profundo conhecimento e experiência empresarial. Como consultores de confiança, podem reconhecer os riscos e as oportunidades e aconselhar as SMEs sobre a melhor forma de atuar sobre eles.
Segundo Monica Foerster, conselheira suplente do CFC e presidente do SMPAG da Ifac, as SMEs são essenciais para a economia global devido às suas contribuições para o Produto Interno Bruto (PIB) e os níveis de emprego. Monica afirma que eles precisam ser uma parte ativa da discussão sobre questões de sustentabilidade.
Além disso, ela explica que é provável que as expectativas de que as SMEs reportem informações sobre sustentabilidade, muitas vezes devido a pedidos de parceiros da cadeia de abastecimento ou de fornecedores de financiamento, aumentem, resultando em novos desafios para estas empresas.
“As empresas de contabilidade e de auditoria de pequeno e médio portes (SMPs, na sigla em inglês) estão numa posição ideal para ajudarem as SMEs a enfrentarem os riscos relacionados com a sustentabilidade e para ajudarem a desbloquear oportunidades, aumentar a resiliência e aclarar o caminho para se tornarem preparadas para o futuro”, disse.
A Lista de Verificação foi desenvolvida no âmbito do trabalho da Ifac sobre Transformação de Práticas, que destaca a necessidade de as SMPs se adaptarem para permanecerem relevantes e servirem um mundo em rápida mudança. As SMPs também são fortemente encorajadas a utilizarem a Lista de Verificação para iniciarem a sua própria jornada e considerarem a sua estratégia, políticas e procedimentos em matéria de sustentabilidade. Isto também é fundamental para atrair e reter a próxima geração de talentos.
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui