Por Bianca Sampaio
Comunicação CFC
Brasileira membro do Ipsasb apresenta atividades do board voltadas para a sustentabilidade em Reunião Plenária do CFC
A representante do Brasil no International Public Sector Accounting Standards Board® (Ipsasb, na sigla em inglês), Patrícia Varela, participou nesta quarta-feira (25), da 1.011ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Bento Gonçalves (RS). A presença da brasileira no board é importante para o posicionamento do país no cenário contábil internacional.
Na oportunidade, Patrícia relatou sobre o trabalho do Ipsasb no âmbito da sustentabilidade e dos relatórios financeiros, no período de 2024 a 2028. Em sua apresentação, exibiu dados e informações sobre a importância do fortalecimento da gestão financeira pública e o desenvolvimento sustentável globalmente por meio do aumento da adoção e da implementação das Ipsas. Essas iniciativas, segundo Varela, serão baseadas no regime de competências e das Normas Internacionais de Relatório de Sustentabilidade do setor público.
“O nosso objetivo é conscientizar e construir alianças com os países e mostrar a necessidade de olharmos para o assunto sustentabilidade, para o desenvolvimento mundial”, disse Varela.
De acordo com a convidada, a proposta é atualizar o objetivo estratégico do Ipsasb para que reflita a mudança no equilíbrio das necessidades de reporte financeiro do setor público no sentido da manutenção das IPSAS e do desenvolvimento de normas de relato de sustentabilidade. Esse trabalho se dará por meio da avaliação dos desafios identificados pelos constituintes e do desenvolvimento de recomendações para consideração pelo Ipsasb em suas reuniões trimestrais e do feedback on-line para os stakeholders do Ipsasb.
Os dados apresentados mostraram o planejamento estratégico das atividades do Ipsasb e o que é necessário para entendimento, desenvolvimento, adoção e manutenção das normas, dos relatórios financeiros e de sustentabilidade no setor público.
“O Relatório de Sustentabilidade ainda está em fase inicial, e a decisão foi a de trabalhar com o projeto de tema específico, e não geral”, informou Patrícia.
Sobre Patrícia Varela
Patrícia Siqueira Varela é professora doutora do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP; atua na área de Ciências Contábeis, com ênfase em gestão e contabilidade das entidades do Setor Público, com publicações internacionais e nacionais nestas áreas. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000); mestrado (2005) e doutorado (2008) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo; além de pós-doutorado (2012) em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas/São Paulo. É professora orientadora do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP. Membro do International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), membro do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP) com o CFC e membro da Câmara Técnica de Normas Contábeis e Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF).
Fonte: CFC
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui