A Habicad, empresa paranaense que desenvolve soluções tecnológicas para gestão pública, passa a disponibilizar para todo o Brasil um sistema integrado com drones para georreferenciamento, levantamentos para regularização de IPTU, regularização fundiária e urbana, acompanhamento de áreas degradadas e serviços de topografia em geral.
A entrada neste mercado foi motivada devido o crescimento do uso de drones no Brasil. Após quase três anos de regulamentação dos voos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de aparelhos registrados para uso profissional saltou de 18.389 para 27.665, um aumento de 51%, entre agosto de 2018 e 2019.
Entre os maiores benefícios da tecnologia estão a atualização constante de dados e a precisão no dimensionamento de imóveis, que chega a 1 mm de sua área útil, que garantem um aumento de 30% na arrecadação.
“O sistema integrado com drones possibilita uma maior agilidade para aplicação da real dimensão e do custo do IPTU, além de dar uma maior transparência ao poder público em relação à cobrança para a população”, avalia Adriano Krzyuy, diretor da Habicad.
De acordo com Adriano, a ferramenta da Habicad utiliza a inteligência e automação com o processamento de imagens de drones. “O sistema combina informações de satélites e drones com o Banco de Dados da Prefeitura. Essas imagens permitem a comparação de área construída com o Banco de Dados da Prefeitura, gerando alertas de áreas com construção superior ao cadastrado no sistema municipal. Com isso, é realizada a notificação automática da irregularidade ao proprietário”.
Além do IPTU, o uso dessas imagens permite ao município identificar obras irregulares e desmatamentos, além de realizar com precisão uma diversidade de projetos para planejar o crescimento, tanto na área urbana quanto rural, levando em conta a proteção e impacto ambiental, ocupação do solo, implantação de novos loteamentos e controle do crescimento urbano.
A solução com drones da Habicad pode ser integrada ao seu sistema de cadastro para aquisição de imóveis via programas habitacionais. Com o mapeamento georrefereenciado é possível manter sempre atualizado o banco de dados dos imóveis do município, possibilitando à companhia de habitação à execução de demandas estratégicas como novos empreendimentos no município.
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }
O post IPTU: Tecnologia permite aumentar a arrecadação em 30% apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui