Imagem por @Racool_studio / freepik / editado por Jornal Contábil

Milhões de contribuintes estão se organizando para enviar seu Imposto de Renda (IR) de 2022, mas, mesmo que você não esteja obrigado a declarar o IR, você pode declarar e ainda receber restituição.

Você leu corretamente o tópico anterior,  mesmo que você não seja obrigado a declarar o IR este ano, você pode elaborar a sua declaração e ainda receber sua restituição. 

Quem não gosta de um dinheiro a mais no bolso? Portanto, esta pode ser uma ótima notícia para você!

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e entenda como você pode receber restituição do IR de 2022 mesmo sem estar obrigado a declarar.

Por qual motivo eu deveria declarar o IR 2022 sem estar obrigado?

O contribuinte desobrigado de enviar o Imposto de Renda pode enviar sua declaração a qualquer momento, mesmo após o prazo de envio, e sem receber multa. 

A declaração do Imposto de Renda pode ser enviada até o limite máximo de cinco anos após o ano referente à declaração.

Apresentaremos alguns motivos para você declarar o seu IR em 2022, mesmo sem obrigação, veja quais são eles:

  • Chance de Receber Restituição

Os contribuintes desobrigados a declarar o IR em 2022, porém, que tiveram algum tipo de Imposto Retido por conta do Imposto de Renda no ano de 2021, podem elaborar a sua declaração para conseguir sua restituição.

  • Comprovante financeiro para quem pretende viajar para o exterior

A declaração do Imposto de Renda é solicitada por alguns países para que vistos para viagens ao exterior sejam emitidos, como no caso da Austrália e os Estados Unidos. 

Nesse caso, a Declaração do IR 2022 servirá como um comprovante da situação financeira do cidadão que pretende viajar para outros países

  • Comprovante financeiro para financiamentos

Quem não quer viajar para o exterior ou não teve Imposto Retido também pode declarar seu IR em 2022 para conseguir um financiamento, esta declaração pode servir como um comprovante da sua situação financeira.

Alguns bancos pedem a declaração do IR para fornecer empréstimos e financiamentos imobiliários. Portanto, se você pretende utilizar alguma dessas linhas de crédito, é válido declarar seu Imposto de Renda este ano.

A declaração pode servir também para comprovar que o contribuinte não possui bens e, desta forma, conseguir um financiamento pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

Conclusão

Em algumas situações, como mostramos acima, declarar o seu Imposto de Renda mesmo sem estar obrigado, pode acabar te ajudando. Portanto, realize uma avaliação e veja se compensa elaborar o seu IR em 2022.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

O post IR 2022: Veja como receber restituição mesmo sem obrigado a declarar apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui